Crianças desaparecidas, um mistério envolvente e uma atmosfera macabra são os ingredientes que transformaram A Hora do Mal em um dos filmes mais comentados do ano. Dirigido por Zach Cregger (Noites Brutais), o longa de terror chegou recentemente aos cinemas brasileiros, fazendo barulho com um final bastante explosivo e intrigante.
- A Hora do Mal: confira as primeiras reações da crítica sobre o filme de terror
- A Hora do Mal: filme inspira pegadinha aterrorizante do SBT
Em A Hora do Mal, todas as crianças de uma mesma sala de aula, exceto uma, simplesmente desaparecem no meio de uma mesma madrugada e no mesmo horário sem qualquer tipo de explicação. Com os pais desesperados para saber o que aconteceu com os filhos, a cidade entra em pânico para desvendar o mistério, resultando em algumas situações inesperadas e bastante sombrias.
Caso você tenha assistido ao filme – ou não se importa com spoilers e só está curioso para saber logo o que aconteceu com as crianças desaparecidas –, o Canaltech veio ao resgate para te explicar o que realmente acontece no final de A Hora do Mal.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Atenção: esta matéria contém spoilers do filme A Hora do Mal.
Final explicado de A Hora do Mal

Como A Hora do Mal mostra, as crianças desaparecem juntas às 2h17min da madrugada de uma mesma noite. Nesse horário, elas levantam da cama e saem correndo noite adentro, deixando os pais e os profissionais da turma na qual fazem parte na escola sem qualquer tipo de rastro ou explicação.
Para aumentar o clima de mistério, o filme é dividido em segmentos que acompanham diferentes pontos de vista dos envolvidos da história, começando por Justine (Julia Garner), a professora da turma de desaparecidos que passa a ser hostilizada pela cidade, já que os pais e os moradores acreditam que ela tem conhecimento do paradeiro das crianças.
Não vamos adentrar nos detalhes de cada perspectiva, afinal o que vale frisar é que, independente do ponto de vista em questão, o mistério leva todos os envolvidos para uma única pessoa: Gladys (Amy Madigan), uma senhora um tanto quanto excêntrica que aparece no meio da história com a saúde debilitada dizendo ser a tia de Alex (Cary Christopher), o único garoto da classe que não desapareceu.
Nesse ponto da história, já fica claro que algo muito ruim está acontecendo na casa de Alex – e a responsável por isso é Gladys, que, na verdade, é uma bruxa que faz um feitiço que deixa os pais de Alex em uma espécie de transe, comandando as ações de ambos do jeito que ela quer.
A atitude macabra, porém, não é suficiente para que Gladys fique com a saúde em dia. Assim, ela obriga Alex a pegar um item de cada colega de classe, sem explicar ao garoto o que ela pretende fazer com aqueles objetos. A única coisa que Gladys promete é que irá embora da casa de Alex assim que ele fizer o que ela pediu.
Com os itens em mãos, Gladys faz um ritual macabro, fazendo com que, às 2h17min da madrugada, todas as crianças da turma de Justine entrem em um transe (o mesmo que deixou os pais de Alex “desacordados”), saindo de suas casas e indo parar na porta da residência de Alex. Sob o comando de Gladys, as crianças ficam presas no porão, onde a bruxa vai drenando a energia vital delas para manter a própria saúde em dia.

Enquanto isso, situações estranhas vão acontecendo na cidade, com o mistério dos desaparecimentos fazendo com que Justine e Archer (Josh Brolin), o pai de uma das crianças que sumiram, descubram que a casa de Alex pode entregar as respostas que precisam. É só então que as coisas ficam ainda mais insanas e caóticas.
Sem saber que Gladys é uma bruxa, Justine e Archer entram na casa e acabam caindo em uma armadilha da mulher, que colocou o policial Paul (Alden Ehrenreich) e o jovem James (Austin Abrams) — que acidentalmente descobriu que as crianças estavam na casa de Alex enquanto tentava roubar o local — em transe.
Com o feitiço realizado por Gladys, Paul e James começam a atacar Justine e Archer com a intenção de matá-los, transformando a casa em um pandemônio de perseguição. No meio do caos, Archer acaba caindo no porão, encontrando as crianças desaparecidas, assim como seu filho, Matthew (Luke Speakman). O lado negativo, porém, é que Gladys também está no porão, e Archer acaba caindo no mesmo transe macabro, que o faz partir para o ataque contra Justine (que conseguiu se livrar dos ataques de Paul depois de tragicamente matá-lo).
Já no andar de cima da casa, acompanhamos Alex tentando sobreviver à fúria dos próprios pais, que passam a perseguir o filho devido ao feitiço misterioso de Gladys. É assim que ele acaba se trancando sozinho no banheiro com os itens usados pela bruxa para fazer o ritual.

Com a memória como apoio, Alex começa a repetir o passo a passo do feitiço realizado pela bruxa, usando um cabelo dela para finalizar o ritual e, assim, transformá-la em um novo alvo. Dito e feito: assim que o galho de espinhos usado no feitiço é quebrado, as crianças, que estavam “desacordadas” no porão, saem em disparada para atacar Gladys, que, antecipando o que Alex tinha feito, começa a fugir.
Logo, o que vemos em tela é uma perseguição insana que culmina no grupo de crianças matando Gladys de um jeito brutal, encerrando, por fim, o feitiço que as fez desaparecer.
Mas, apesar do “final feliz” (se é que dá para chamar de final feliz), você deve estar se perguntando o que Gladys realmente queria com as crianças. Bom, o filme não entrega respostas claras, mas é seguro dizer que Gladys estava roubando a força vital de outras pessoas para si mesma.
Quando a bruxa chega à casa de Alex, por exemplo, vemos como ela está com a saúde bastante debilitada. No dia seguinte, porém, a bruxa aparece radiante, enquanto os pais de Alex estão em um estado catatônico. O mesmo acontece com as crianças depois que ela realiza um novo feitiço, já que a força vital dos pais de Alex parecia não estar mais fazendo o efeito desejado.
Vale mencionar ainda que o horário do desaparecimento das crianças, às 2h17min, tem relação com o momento exato em que Gladys finaliza o feitiço, quebrando o galho de espinhos para “invocar” as crianças até a casa de Alex para, assim, roubar a vida delas para si.
A Hora do Mal está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Leia também:
- 12 filmes de terror que estreiam no segundo semestre de 2025
- Invocação do Mal 4: história, data, elenco e tudo que sabemos sobre o filme
- 7 filmes de terror com finais muito assustadores
Leia a matéria no Canaltech.