
“O nosso objetivo era gerar incômodo e sensações claustrofóbicas”, diz Deive Pazos, também conhecido como Azaghâl, um dos fundadores do Jovem Nerd, a respeito de A Própria Carne, filme de terror nacional que marca a primeira empreitada da dupla por trás da Nonsense Creations (também assinada por Alexandre Ottoni) produzindo um longa-metragem.
- A Própria Carne: elenco fala de “trabalho transformador” no filme do Jovem Nerd
- Tudo sobre A Própria Carne, filme de terror produzido pelo Jovem Nerd
Chegando com exclusividade aos cinemas da rede Cinemark nesta quinta-feira (30), bem a tempo do Halloween, A Própria Carne tem direção de Ian SBF, cocriador do Porta dos Fundos e da websérie Sociedade da Virtude, além de ser um amigo de longa data de Pazos.
Em entrevista ao Canaltech, o diretor comenta que, quando as primeiras conversas sobre o projeto surgiram, pareceu o momento certo para finalmente transformar essa amizade de tantos anos em uma união criativa para as telonas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Somos amigos há 15 anos, e já fizemos várias coisas juntos, só que eram coisas pequenas. Acho que estava faltando uma coisa grande como essa [A Própria Carne], que é uma parceria criativa total. Eles [Jovem Nerd] trouxeram muito do que já tinham, que juntou com o que eu estava querendo fazer. Estamos muito orgulhosos de poder ver isso na tela do jeito que queríamos”, Ian SBF comenta.
O resultado dessa parceria veio por meio de uma história de terror nacional que adiciona um contexto histórico a uma atmosfera claustrofóbica envolvendo a jornada de três soldados desertores durante a Guerra do Paraguai, que aterrorizou a América do Sul entre os anos 1864 e 1870.

Na trama, o trio, que está em busca de refúgio para não sofrer as consequências da deserção, encontra uma casa isolada na fronteira, onde vivem um fazendeiro misterioso e uma jovem. Com a constante sensação de que há algo errado no local, os soldados logo descobrem que a casa esconde um segredo terrível que pode dar um fim em suas vidas.
Filme se joga nas várias possibilidades do terror
Falando sobre o desejo de apostar em um filme de terror nacional, Pazos explica que foi a partir de estudos de mercado e experiências próprias que o terror surgiu como um meio para elaborar a história que eles queriam contar em A Própria Carne.
“O gênero de terror é um dos que mais crescem em comparação a outros gêneros. E o terror gera muitas possibilidades, você pode ser muito criativo”, Deive Pazos fala ao Canaltech.
O criador do Jovem Nerd também reflete sobre as diferentes reações que o horror pode tirar da audiência, indo desde o êxtase até uma repulsa completa ao formato.
“Uma coisa curiosa que a gente tem percebido na tour de divulgação do filme pelo Brasil é que, nos feedbacks, temos pessoas que falam que não gostam de terror, mas que adoraram o filme e veriam de novo. Outras já falam que adoraram o filme, mas que não é para elas. Tem gente que saiu do cinema, o que, para nós, é um elogio […] Então, é interessante perceber essas reações, e o terror gera isso”, conta Pazos.

Outro aspecto que chamou atenção durante o desenvolvimento do projeto que deu origem ao filme é a sensação de “escapismo” que o terror proporciona. Na visão de Ian SBF, esse é um dos grandes atrativos do formato, algo que foi bastante aproveitado por A Própria Carne.
“Para mim, o terror é um gênero de escapismo […] Acho que o terror, quase sempre, vai para um lugar um pouco fantástico, ele quebra com a realidade”, o diretor argumenta.
Diante de todas as possibilidades catárticas proporcionadas pelo terror, para Ian SBF e Deive Pazos, finalmente lançar A Própria Carne nos cinemas é um fechamento de um ciclo. Afinal, a data de lançamento do longa marca um ano desde o encerramento das filmagens, que aconteceram em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. “Um ano atrás, no dia 30 de outubro, estávamos encerrando as filmagens, o que é muito doido”, Ian SBF relembra.
Pazos também fala sobre a “experiência coletiva” do projeto, seja por trás das câmeras ou nas salas de cinema. Para o criador do Jovem Nerd, não há nada melhor do que assistir ao filme em uma tela grande em conjunto com outras pessoas depois de uma longa jornada de produção.
“A gente assistiu o filme de todas as maneiras que você pode imaginar, vimos no celular, no monitor, no computador, na TV da sala… Mas nada substitui vê-lo em uma sala de cinema com uma tela grande, com som de cinema e com a galera. É uma experiência coletiva e, para a gente, o trabalho foi coletivo, então o resultado final também ser coletivo é muito legal”, ele reflete.
Para quem quiser se aventurar pelo universo claustrofóbico e macabro criado pelo Jovem Nerd em parceria com o diretor Ian SBF, A Própria Carne estreia nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, nos cinemas.
Leia também:
- A Própria Carne: filme de terror produzido pelo Jovem Nerd ganha trailer oficial
- Jovem Nerd celebra NerdCast 1000 no teatro
- Jovem Nerd ganha Leão de Ouro em Cannes Lions por campanha de Caverna do Dragão
Leia a matéria no Canaltech.

