
A Valve revelou o Steam Machine, seu novo mini PC, no fim do ano passado e não deu qualquer estimativa de lançamento, a não ser por uma janela mirando para o início de 2026. De novembro para cá, nada foi dito, mas a AMD chegou agora para corroborar com esse prazo. A CEO do Time Vermelho, Lisa Su, afirmou que o novo hardware chega no começo desse ano.
Em reunião com os acionistas, onde a AMD revelou lucros de US$ 10,3 bilhões no último trimestre, a empresa também falou um pouco sobre seu roadmap de chips customizados, ou seja, aqueles que equipam aparelhos diferentes, feitos sob demanda, como o próprio Steam Machine e os consoles.
“Para 2026, esperamos que a receita anual de SoC semipersonalizados diminua em uma porcentagem significativa de dois dígitos, à medida que entramos no sétimo ano do que tem sido um ciclo de consoles muito forte. Do ponto de vista do produto, a Valve está a caminho de começar a enviar sua Steam Machine com tecnologia AMD no início deste ano”, disse Lisa Su.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Steam Machine promete ser melhor que maioria dos PCs
Conforme já divulgado anteriormente, o mini PC da Valve contará com um processador AMD Zen 4 com 6 núcleos e 12 threads e uma GPU RDNA 3 (28 CUs) de 8 GB GDDR6. Ele também traz 16 GB de memória RAM DDR5 e tem suporte a até 2 TB de armazenamento. Segundo a Valve, essa máquina é “6x mais poderoso que o Steam Deck“.
Para a dona do Steam Machine, o mini PC será igual ou melhor do que 70% dos computadores que os jogadores têm em casa. Essa afirmação é baseada no próprio levantamento de hardware que a Valve faz com os PC gamers mensalmente. Com uma GPU equivalente a uma Radeon RX 7600, a máquina é até mais forte do que a popular RTX 3060 e igual a sua rival direta RTX 4060.
Nessa mesma ocasião, Lisa Su disse ainda que o “desenvolvimento da próxima geração do Xbox da Microsoft, com um SoC semipersonalizado da AMD, está progredindo bem para dar suporte ao lançamento em 2027”, indicando que o Xbox Magnus chega sete anos depois da atual geração, ciclo de vida comum de um console.
Veja mais do CTUP:
- Quais são as datas de promoção no Steam em 2026?
- CEO da AMD deixa escapar quando o Xbox Magnus será lançado
- Fim da alternativa barata? Placas AMD devem subir de preço e colar na NVIDIA
Leia a matéria no Canaltech.

