Abriu um negócio? 9 prompts do Gemini para criar a identidade da marca

Tecnologia

Você abriu seu negócio, agora precisa dar uma identidade a ele. A forma como sua marca se mostra ao público influencia como as pessoas vão enxergar seu produto e se conectar com ele. Para facilitar esse processo, o Gemini pode te ajudar a criar uma marca autêntica e fácil de lembrar.

9 prompts para criar identidade da marca

Confira 9 prompts do Google Gemini que vão ajudar a criar a identidade da marca do seu negócio:

  1. Pensar em um nome para a empresa, produtos e serviços;
  2. Criar missão, visão e valores;
  3. Criar exemplos de persona ou público-alvo;
  4. Definir o tom de voz e estilo de comunicação;
  5. Escolher tipografia para comunicação;
  6. Desenvolver um logo para a marca;
  7. Escolher paleta de cores;
  8. Ajudar a montar uma introdução para apresentar a marca;
  9. Pensar em formatos padronizados para redes sociais.

1. Pensar em um nome para a empresa, produtos e serviços

Um bom nome ajuda sua empresa a se destacar e ser reconhecida no mercado. Ele deve mostrar o que o seu negócio faz, ser fácil de lembrar e de pronunciar. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Prompt: “Gere uma lista de 10 nomes criativos para uma empresa que oferece [descrição detalhada do produto/serviço]. Os nomes devem refletir a identidade da marca, serem fáceis de pronunciar e lembrar, e evitar conflitos de marca.”

2. Criar missão, visão e valores

A missão, visão e valores definem o propósito, os objetivos e os princípios da sua empresa. 

Dessa forma, a missão explica por que o negócio existe, a visão mostra onde quer chegar e os valores orientam as atitudes e decisões.

  • Prompt: “Redija uma missão, visão e valores para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. A missão deve trazer o propósito da empresa e seu impacto nos clientes e no mundo. A visão deve descrever as ambições da empresa e onde ela deseja estar no futuro. Os valores devem refletir os princípios que orientam as decisões e a cultura da empresa.”

3. Criar exemplos de persona ou público-alvo

O público-alvo indica para quem a empresa cria produtos, serviços e estratégias de comunicação. Se você tiver dados do público-alvo em ferramentas, como Google Analytics, inclua essas informações no seu prompt.

Já as personas são perfis fictícios baseados nesse público, com informações como idade, comportamentos, necessidades e objetivos. Elas ajudam a fazer campanhas e conteúdos mais focados.

  • Prompt: “Crie três personas detalhadas para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. Cada persona deve incluir informações demográficas, comportamentais, necessidades, desafios e objetivos. As personas devem refletir o público-alvo ideal para a empresa.”

4. Definir o tom de voz e estilo de comunicação

O tom de voz da marca transmite sua personalidade e influencia como o público percebe a empresa. Ele deve ser coerente em todos os canais e adaptado ao contexto, seja nas redes sociais, e-mails, site ou materiais impressos.

  • Prompt: “Defina o tom de voz e o estilo de comunicação para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço] e tem [público-alvo]. O tom de voz deve refletir a personalidade da marca e ser consistente em todos os canais de comunicação.”
    App Gemini
    O Gemini pode ajudar a desenvolver a identidade de marca do seu negócio. (Imagem: Viviane França/Canaltech)

5. Escolher tipografia para comunicação

A tipografia deve ser legível e transmitir a personalidade desejada, pois será aplicada todos os materiais, do site a apresentações e redes sociais.

  • Prompt: “Sugira três combinações de tipografia para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. As combinações devem ser legíveis, refletir a identidade da marca e serem apropriadas para os diferentes canais de comunicação da empresa.”

6. Desenvolver um logo para a marca

O logo é o elemento visual da marca, responsável por representar sua identidade. Ele deve ser fácil de lembrar e adaptável a diferentes formatos e plataformas.

Para que a IA crie os logos, você deve ativar o modo “Imagen, para gerar imagens” nas ferramentas da caixa de mensagens.

  • Prompt: “Sugira cinco conceitos para um logo para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. Cada conceito deve refletir a identidade da marca, ser visualmente atraente e versátil para uso em diferentes formatos e plataformas.”

7. Escolher paleta de cores

As cores influenciam como as pessoas percebem a marca e se sentem em relação a ela. Uma boa paleta reforça a identidade em todos os materiais e canais, e cada cor deve ter um propósito alinhado à personalidade e aos valores da marca.

  • Prompt: “Sugira uma paleta de cores para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. A paleta deve incluir cores primárias e secundárias que reflitam a personalidade da marca e sejam apropriadas para os diferentes canais de comunicação da empresa.”

8. Ajudar a montar uma introdução para apresentar a marca

O objetivo da introdução é comunicar rapidamente o que a empresa faz, seu diferencial e o valor que oferece aos clientes. É a primeira impressão da marca e deve ser clara e concisa, alinhada ao posicionamento e à proposta de valor.

  • Prompt: “Redija uma introdução para apresentar uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. A introdução deve destacar os principais diferenciais da empresa, seu propósito e o valor que ela oferece aos clientes.”

9. Pensar em formatos padronizados para redes sociais

Os formatos padronizados ajudam a manter a aparência visual igual em todas as plataformas, facilita a criação de conteúdo e reforça a identidade da marca.

  • Prompt: “Sugira três formatos de posts padronizados para redes sociais para uma empresa que oferece [descrição do produto/serviço]. Os formatos devem ser visualmente atraentes, alinhados à identidade da marca e adaptáveis a diferentes plataformas.”

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)

Leia a matéria no Canaltech.