
O desenvolvedor brasileiro “ran-j” trabalha no projeto “PS2Recomp”, que permitirá à comunidade levar os jogos de PS2, em disco, para os computadores de forma nativa — ou seja, sem emulação.
A ideia é converter as instruções MIPS R5900, programação do PlayStation 2, para o código C++. Ele também garante suporte às instruções 128-bit MMI, uma técnica de recompilação estática que permite que os títulos rodem como se tivessem sido feitos “hoje” para o Windows.
O PS2Recomp analisará os arquivos ELF para extrair funções, símbolos e os realocará. Ao decodificar as instruções MIPS R5900 para cada função, elas serão traduzidas em linguagem C++ e geram o arquivo que será executado no código recompilado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na prática, com softwares criados por desenvolvedores através do PS2Recomp, os usuários poderão jogar seus títulos de PS2 no computador sem emuladores. O plano é fazer com que estes jogos rodem em plataformas modernas como o Windows e Linux e até dispositivos móveis via Android.
JOGOS DE PS2 RODANDO NATIVAMENTE NO PC SEM EMULAÇÃO!
PS2Recomp, projeto feito por um brasileiro, que usa recompilação estática para converter os binários do PS2 em código C++, permitindo versão nativa dos games no PC.
PROJETO NÃO ESTÁ PRONTO, mas o trabalho começou! pic.twitter.com/LblIGHIGHg
— Senhor Linguica (@SenhorLinguica) January 26, 2026
A preservação do PS2
Embora existam diversos emuladores para o PlayStation 2, o público ainda encara desafios com estes softwares. Nem todos os jogos rodam de forma fluída neles ou trazem uma qualidade satisfatória de imagem.
O “melhor” deles, o PCSX2, por exemplo, tem suporte a 99% da biblioteca do console. Ou seja, apesar de raro, é possível que um título ou outro não funcione e você seja deixado na mão.
Além disso, há questões jurídicas envolvidas. São poucos os que têm acesso legal a executar ISOs e arquivos BIOS de jogos do PS2 em seu PC. Com os softwares produzidos com base no PS2Recomp, basta ter o disco.
Antes, essa possibilidade era reservada apenas para quem tinha um PS3 “FAT” — o primeiro modelo do console, que rodava de forma retrocompatível os games da plataforma antiga. Caso tenha o próprio PlayStation 2, isso também é possível.
Se levar em consideração que o videogame teve mais de 4.000 jogos lançados e segue como o hardware mais vendido de toda a indústria, projetos de preservação ajudam a manter a sua chama viva e encantar novas gerações ao longo das décadas.
Leia também no Canaltech:
- Está na hora de migrar do PS4 para o PlayStation 5, sugere Sony
- Atualização do PS5 agora dedura quem leu mensagem e não respondeu
- Modder cria PS4 portátil com tela OLED e suporte a 1080p; veja detalhes
Vídeo: A Valve anunciou o Steam Machine e pretende lançá-lo ainda em 2026, mesmo em meio à crise de memórias RAM. Veja o que esperar do novo console
Leia a matéria no Canaltech.

