Adeus, MSI Afterburner? Steam agora mede temperatura da CPU, mas “cobra caro”

Tecnologia

A Valve tem trabalhado mais do que o de costume nos últimos dias para melhorar o Steam. A maior plataforma de games de PC recebeu um overlay completo para mostrar métricas como uso do hardware e FPS recentemente. Agora, com uma nova atualização para a versão beta, a ferramenta também mostra a temperatura do processador, mas é preciso permitir acesso ao kernel do sistema.

Nas notas de atualização do Steam Beta, a Valve diz o seguinte:

“O Monitor de Desempenho agora suporta a temperatura da CPU no Windows e no Linux. No Windows, isso requer um driver no modo kernel, e há uma opção para desativá-lo, caso você não queira. O driver só é instalado e executado quando o Monitor de Desempenho está visível em níveis completos de detalhes da CPU e somente se você não desativar o driver nas configurações do jogo”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Usuários do Steam preocupados com segurança

Por padrão, a opção vem habilitada. Isso significa que você já deu acesso ao kernel para que o Steam consiga fazer a leitura dos sensores do processador ao iniciar a plataforma (por enquanto na versão beta, vale ressaltar).

O monitoramento de hardware do Steam está cada vez mais completo (Imagem: Raphael Giannotti/Canaltech)

Nos comentários da nota de atualização, alguns usuários expressam preocupação com o acesso a nível de kernel, já que qualquer falha de segurança por parte da Valve pode implicar em brecha nos PCs dos usuários. Porém, uma das pessoas afirma que o driver usado pela dona do Steam é o mesmo que o CPUID usa para o CPU-Z, por exemplo. Até onde isso é verdade, ainda não sabemos.

De qualquer forma, esse é mais um passo da Valve para tornar seu monitoramento de hardware mais completo, eliminando a necessidade de aplicações de terceiros como o popular MSI Afterburner.

O único inconveniente é que a novidade só funciona em jogos no Steam. Quem joga no PC Game Pass, por exemplo, precisa recorrer a qualquer outra solução, como o próprio Xbox Game Bar da Microsoft.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.