A Adobe lançou nesta quarta-feira (1º), em São Paulo, o Adobe LLM Optimizer, estabelecendo o Generative Engine Optimization (GEO) como o novo conceito central de visibilidade digital. O evento, focado em Inteligência Artificial (IA), reforçou que o valor da tecnologia reside na abordagem estratégica.
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O lançamento ocorre em um momento em que as pesquisas indicam que o tráfego orgânico tradicional pode cair até 50% até 2028 devido à migração de buscas para assistentes de IA como ChatGPT, Claude e Perplexity.
O LLM Optimizer é uma ferramenta que ajuda empresas a manter a relevância, monitorando como são citadas nesses sistemas e orientando ajustes estratégicos. A integração estratégica da IA foi o foco das apresentações.
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Luciana Castro, senior manager Solutions Consulting da Adobe, destacou que a maioria das empresas falha na abordagem, apesar dos grandes investimentos.
“Apesar de investir de 30 a 40 bilhões de dólares, 95% dessas empresas tiveram zero de resultado. As 5% que obtiveram sucesso estão gerando milhões”, disse Luciana ao citar o relatório do MIT (GENI Divide).
Ainda segundo a especialista, a diferença está na abordagem. Ela demonstrou a transformação da jornada de marketing com Adobe AI Agents, destacando os seguintes princípios:
- Foco na estratégia de negócios: alinhar a IA com resultados reais;
- Começar pequeno, pensar grande: integrar a IA em partes importantes do processo, e não em processos marginais;
- Priorizar a decisão humana: combinar automação e aumento, reconhecendo o risco de “alucinações” da IA.
Além disso, Luciana também listou 7 princípios para um playbook de IA eficaz:
- Definir o problema com clareza;
- Focar na estratégia de negócio;
- Começar pequeno, pensar grande;
- Integrar a IA nas operações;
- Priorizar a decisão humana;
- Combinar automação + aumento;
- Controlar seus modelos.
O framework de implementação do playbook apresentado pela especialista inclui: mapear processos e oportunidades; medir o sucesso verificando o esforço comparado ao benefício, interação humana necessária e risco, além de definir o Retorno sobre o Investimento Incremental (ROI).

Governança e inteligência na análise de dados
A aplicação da IA na análise de dados foi detalhada por Lívia Gallo, practice lead & expert in data insights. Ela reforçou que a Adobe propõe o uso de IA com governança e responsabilidade, fazendo a integração diretamente nas ferramentas de trabalho.
“A nossa ideia é que o AI seja usado com governança, com responsabilidade e que para isso acontecer, ele tem que estar embedado dentro das ferramentas,” disse.
A solução da Adobe traz a capacidade da IA Generativa de permitir ao usuário conversar com os dados, obtendo insights imediatos, identificando anomalias estatísticas e liberando o tempo do analista para tarefas mais estratégicas.
Conteúdo em escala e criatividade com consistência
Na área de criação, Guilherme Afonso, que atua como Genstudio Consultant, apresentou o Genstudio, solução que permite gerar conteúdo em escala, mantendo a fidelidade às diretrizes de marca. O diferencial é a integração da IA Generativa aos fluxos de marketing, respeitando paletas de cores, tom de voz e direções por canal.
A demonstração prática incluiu a geração rápida de variações de anúncios e a conversão de imagens em vídeos dinâmicos para engajamento digital, garantindo que o conteúdo gerado mantenha um alto score de proximidade à marca. A dica prática para o aumento do ROI é a atualização constante e a personalização multicanal integrada.
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