
Resumo
- Microsoft Store CLI permite instalar e gerenciar aplicativos via linha de comando no Windows 10 e 11;
- Comandos principais incluem “store browse-apps”, “store install” e “store –help”;
- Microsoft Store CLI é voltada principalmente a desenvolvedores e usuários avançados.
No universo do Linux, você pode instalar softwares via linha de comando usando ferramentas como APT e Snap. E se você pudesse ter uma experiência minimamente parecida com essas opções, mas no Windows? Com a Microsoft Store CLI isso é possível.
CLI é a sigla para Command Line Interface, ou seja, Interface de Linha de Comando. A ideia é permitir que você instale e gerencie aplicativos no Windows digitando instruções via Prompt de Comando (CMD) ou via Windows PowerShell.
A condição é a de os apps em questão estarem disponíveis na Microsoft Store, obviamente. Além disso, a Microsoft Store precisa estar ativada no computador.
De acordo com a companhia, a Microsoft Store CLI foi criada para atender a desenvolvedores e usuários avançados. A nova abordagem vinha sendo testada há algum tempo e, nesta semana, foi anunciada oficialmente.

Como usar a Microsoft Store CLI?
Para usar a novidade, tudo o que é necessário fazer é abrir o Prompt de Comando ou o PowerShell e digitar o comando store, tanto no Windows 11 quanto no Windows 10. Se preferir, você pode digitar diretamente comandos mais específicos. Os principais são estes:
- descobrir aplicativos: store browse-apps [parâmetro]
- instalar um aplicativo: store install [nome do aplicativo]
- atualizar um aplicativo: store install [nome do aplicativo]
- obter ajuda: store –help

Por exemplo, suponha que você queira descobrir a lista de aplicativos mais populares na loja. O comando é este:
store browse-apps top-free
Ou, então, imagine que você queira instalar o Firefox no computador. O comando é este:
store install firefox
A loja buscará os aplicativos que tiverem o nome “firefox”. Na sequência, você deverá selecionar a opção a ser instalada usando as setas do teclado e a tecla Enter.
Antes de encerrarmos, uma curiosidade: esta não é a primeira vez que a Microsoft oferece uma opção de instalação de softwares via linha de comandos. Em 2021, quando o Windows 10 ainda era suportado, a companhia lançou o Winget 1.0 (ou Windows Package Manager 1.0), que tem uma proposta parecida.
A principal diferença entre as duas opções, um tanto óbvia, é que a Store CLI é direcionada apenas aos aplicativos disponíveis na Microsoft Store, enquanto o Winget é mais generalista.
Agora é possível instalar apps da Microsoft Store via linha de comando

