Além do Gmail: 8 apps e sites que já aceitam passkeys

Tecnologia

Você já ouviu falar em passkeys? Elas são uma alternativa às senhas tradicionais e têm sido implementadas por diversos serviços, como Google, Microsoft e WhatsApp. Com essas chaves de acesso, o login é feito por meio de biometria ou PIN.

A seguir, tire suas dúvidas sobre:

  • 8 apps e sites que aceitam passkeys
  • O que é passkey?
  • Por que é importante configurar sua passkey?

8 apps e sites que aceitam passkeys

Confira 8 apps e sites que têm suporte a passkeys:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Google;
  2. Microsoft;
  3. Notion;
  4. WhatsApp;
  5. LinkedIn;
  6. Discord;
  7. Uber;
  8. Amazon.

1. Google

A sua conta Google, incluindo Gmail, já permite o uso de passkeys como alternativa à senha tradicional. Essa autenticação aproveita a criptografia de chave pública para efetuar um login mais seguro e sem necessidade de senha.

2. Microsoft

A conta Microsoft também já é compatível com passkeys. Além disso, o aplicativo Microsoft Authenticator deixou de suportar o armazenamento de senhas desde agosto de 2025 para incentivar o uso de chaves de acesso como método principal de autenticação.

3. Notion

No Notion, você pode usar passkeys armazenadas localmente no navegador ou no sistema, ou via gerenciadores de senha compatíveis — uma opção mais segura e fácil em comparação às senhas tradicionais.

4. WhatsApp

O WhatsApp já permite que você entre usando passkeys em vez do SMS. Também está disponível uma versão Beta que testa o uso de chaves de acesso para proteger backups de conversas.

5. LinkedIn

O LinkedIn já oferece suporte a passkeys. Apesar de ainda manter o uso de senha em algumas situações, o recurso faz parte do movimento da plataforma para adotar métodos de autenticação sem senha.

Passkey
As empresas estão implementando o passkey para um futuro sem senhas. (Imagem: upklyak/Freepik)

6. Discord

No Discord, você pode registrar até 16 passkeys e optar por usá-las como método único de login ou combiná-las com outras formas de autenticação multifator. Todas as etapas são interativas, guiadas pelo sistema e protegidas por biometria ou PIN.

7. Uber

O aplicativo da Uber para usuários, motoristas e comerciantes também já oferece suporte a passkeys, o que permite que o login seja feito de maneira rápida e segura, sem digitação de senha.

8. Amazon

A Amazon, desde outubro de 2023, introduziu passkeys como alternativa de segurança ao login. Com elas, você autentica usando o dispositivo e biometria ou PIN, o que dificulta ataques de phishing.

O que é passkey?

O passkey é um método de autenticação sem senha que utiliza criptografia com chaves pública e privada.

A chave privada fica apenas no seu dispositivo (protegida por biometria ou PIN) e a pública, com o serviço. Isso elimina o compartilhamento de senhas tradicionais com servidores.

Por que é importante configurar sua passkey?

Configurar sua passkey é importante porque torna o login mais seguro, fácil e rápido. Ela protege contra ataques e roubos de senha, funciona com biometria ou PIN, pode ser usada em vários dispositivos e é o caminho que grandes empresas estão seguindo para um futuro sem senhas.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

VÍDEO: O QUE É PASSKEY? #Shorts

Leia a matéria no Canaltech.