Alerta de hipertensão chega ao Apple Watch no Brasil; saiba como ativar

Tecnologia
Apple Watch e um iPhone utilizando o app Saúde para configurar as notificações de hipertensão
Ferramenta de monitoramento de hipertensão chega ao Brasil (imagem: reprodução/Apple)
Resumo
  • O recurso de alerta de hipertensão chegou ao Apple Watch no Brasil após aprovação da Anvisa.
  • Funcionalidade usa sensores do relógio para monitorar sinais de pressão alta, analisando dados em uma janela de 30 dias.
  • Novidade está disponível a partir do Apple Watch Series 9 e Ultra 2 e é indicado para pessoas não diagnosticadas com hipertensão.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deu o aval e a Apple finalmente liberou o recurso de notificações de hipertensão (ou pressão alta) para os usuários brasileiros do Apple Watch. A ferramenta funciona para monitoramento da saúde cardiovascular e pode ajudar na prevenção contra a doença.

A novidade foi liberada via atualização de software para os relógios mais atuais da marca: Apple Watch Series 9 (ou posterior) e Apple Watch Ultra 2 (ou posterior).

O relógio utiliza o sensor cardíaco óptico para analisar como os vasos sanguíneos do pulso respondem aos batimentos do coração. Esse algoritmo, que precisa de um período de aprendizado, revisa os dados coletados durante uma janela de 30 dias.

Como ativar as notificações de hipertensão?

Para ativar as notificações de hipertensão, siga os passos:

  1. No seu iPhone, abra o aplicativo Saúde;
  2. Toque na sua foto de perfil no canto superior direito;
  3. Na seção “Recursos”, selecione Checklist de Saúde;
  4. Procure e toque na opção Notificações de Hipertensão.

Para que serve?

Em entrevista ao jornal O Globo, Adam Philips, médico cardiologista da equipe de Saúde da Apple, explicou a filosofia por trás do lançamento. “Grande parte da nossa saúde ainda é invisível até para nós mesmos. […] Uma das maiores barreiras é simplesmente não saber como você está”, disse Philips ao jornal.

A hipertensão, como sugere o nome, ocorre quando a pressão do sangue contra as paredes da artéria está mais alta do que o normal, forçando o coração. Ela é uma das causas de eventos como o infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Por isso, caso o relógio emita o alerta, a orientação é registrar a sua pressão arterial com um aparelho tradicional por sete dias consecutivos e levar esse histórico para a consulta médica. O próprio app Saúde oferece outra ferramenta para o registro da pressão.

Para quem é indicado?

Apesar de ser simples e ter sua configuração integrada ao app Saúde do iOS, Philips ressalta que o público-alvo do recurso são pessoas não diagnosticadas. Segundo ele, o monitoramento não é recomendado para pessoas que já sabem e estão em tratamento.

A justificativa é que os medicamentos podem alterar a dinâmica vascular e confundir a leitura pelo sensor. De acordo com o comunicado da Apple, o uso também é contraindicado para menores de 22 anos e gestantes.

Alerta de hipertensão chega ao Apple Watch no Brasil; saiba como ativar