
Resumo
- Windows 10 pode exibir um falso erro sobre suporte estendido em PCs com ESU ativado;
- Problema afeta as versões 22H2 Pro, Education, Enterprise, Enterprise LTSC 2021 e IoT Enterprise LTSC 2021 do Windows 10;
- Microsoft está desenvolvendo uma solução; PCs afetados continuam recebendo atualizações de segurança, apesar do aviso.
A Microsoft encerrou o suporte ao Windows 10 em 14 de outubro deste ano, mas muitos usuários e organizações contrataram o ESU, programa que fornece atualizações de segurança para o sistema operacional por mais algum tempo. Porém, alguns dos PCs beneficiados informam que não há suporte estendido ativado. Trata-se de um erro.
Uma das implicações do fim do suporte ao Windows 10 está justamente na ausência de atualizações de software. Com isso, o sistema operacional deixa de receber funcionalidades, ajustes de desempenho e correções para falhas.
Mas, por meio do ESU, sigla em inglês para Atualizações de Segurança Estendidas, usuários domésticos podem receber updates por mais um ano em sua instalação do Windows 10. Nas organizações, o ESU pode ser contratado por até três anos. Em todos os casos, apenas atualizações de segurança são fornecidas.
Contudo, algumas pessoas que ativaram o ESU notaram que, ao acessar o Windows Update, o Windows 10 informa que o sistema operacional chegou ao fim de seu ciclo de suporte e que o computador não está recebendo mais atualizações de segurança.

Esse aviso deveria aparecer somente em PCs que não têm o ESU ativado. Após queixas a respeito surgirem em redes sociais e plataformas como o Reddit, a Microsoft reconheceu o problema e tratou de avisar que o alerta aparece de modo indevido nos PCs com ESU habilitado.
Ainda de acordo com a companhia, o problema pode se manifestar após a instalação do pacote KB5066791, que foi lançado em 14 de outubro, justamente no último dia de suporte ao Windows 10.
A Microsoft também explica que o aviso indevido afeta as seguintes versões do sistema (mas é prudente não descartar a existência do problema em outras versões):
- Windows 10 versão 22H2 nas variações Pro, Education e Enterprise
- Windows 10 Enterprise LTSC 2021
- Windows 10 IoT Enterprise LTSC 2021
As duas últimas versões têm suporte garantido até 2027 e 2032, respectivamente, e isso reforça que o alerta é indevido.

Qual a solução para o problema no Windows 10?
A Microsoft ainda está desenvolvendo uma solução definitiva para o bug. Por ora, administradores de sistemas podem configurar uma política de grupo para lidar com a falha seguindo as instruções desta página de ajuda.
É importante deixar claro, porém, que o Windows 10 das máquinas afetadas continua recebendo atualizações de segurança, mesmo quando o aviso indevido aparece.
Saiba como ativar o suporte estendido ao Windows 10, se você ainda não o fez.
Com informações de The Register
Alguns PCs com Windows 10 exibem falso erro sobre suporte estendido

