Aluminium OS: o que esperar do Android para computadores?

Tecnologia

O Google planeja uma nova entrada no mercado de computadores com um sistema operacional baseado em Android e de codinome Aluminium OS. A novidade ainda passa por testes e desenvolvimento, mas deve marcar uma fusão entre o Robozinho e o Chrome OS nos PCs.

A seguir, o Canaltech traz as principais informações disponíveis sobre o sistema:

  • O que é Aluminium OS?
  • O que esperar do sistema?
  • Quando chega?
  • O que vai acontecer com o Chrome OS?

O que é Aluminium OS?

Aluminium OS é o codinome de um novo sistema operacional para PCs feito com base no Android. Não necessariamente será o nome comercial da plataforma, mas o site Android Authority confirma que o termo foi usado em vagas de emprego do Google.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O projeto vai juntar Chrome OS (sistema do Google usado em Chromebooks) com Android na mesma plataforma.

Uma prévia do SO já rendeu elogios do CEO da Qualcomm, Cristiano Amon — rumores ainda apontam que a fabricante já testa o Android 16 em chips para notebooks de arquitetura ARM.

O que esperar do sistema?

Por enquanto, ainda não existem muitas informações concretas sobre o Aluminium OS, mas a expectativa é de uma versão do Android ainda mais adaptada para telas grandes. O Google já melhorou a experiência em tablets com o Android 16, mas o sistema pode representar um salto ainda maior.

Além disso, há a expectativa de uma integração ainda maior entre os produtos do ecossistema do Google, incluindo acesso aos recursos de IA do Gemini.

Quando chega?

Ainda não há previsão de um anúncio oficial ou lançamento da plataforma.

O que vai acontecer com o Chrome OS?

O novo sistema provavelmente será uma junção do Chrome OS com Android, mas não é possível saber se os chromebooks receberão atualizações separadas.

Leia também:

VÍDEO: Android 16, VALE A PENA atualizar seu celular?

Leia a matéria no Canaltech.