AMD deve continuar usando iGPUs RDNA 3.5 até o fim da década

Tecnologia

Os gráficos integrados baseados na atual arquitetura RDNA 3.5 da AMD chegaram ao mercado há quase três anos com os Ryzen mobile, oferecendo grande salto de desempenho em games. Ao que parece, essa tecnologia ainda estará nos produtos da empresa até o fim dessa década, segundo diferentes leakers. O segmento de APUs para notebooks deve pular a arquitetura RDNA 4 presente nas Radeon RX 9000.

O insider HXL publicou uma imagem do que parece ser um roadmap de arquiteturas gráficas da AMD e Intel. Do lado azul da força, é mencionado que depois de 2028, a empresa terá CPUs com uma futura versão de Xe, além de gráficos integrados da NVIDIA.

Somente produtos premium terão gráficos RDNA 5

Já pela AMD, a arquitetura RDNA 3.5, que começou em 2024, deve continuar em uso até depois de 2028. Depois, o conhecido leaker Kepler, que já acertou outros rumores envolvendo a AMD, corroborou dizendo que notebooks de entrada, além de modelos high-end com GPU dedicada, devem usar APUs com RDNA 3.5 até 2029. Notebooks premium devem ser equipadas com a iGPU RDNA 5, que ainda não tem prazo para chegar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Agora que a Intel chegou com os processadores mobile Panther Lake e gráficos integrados baseados em Xe3, é provável que a AMD se mexa para mudar esse panorama. As primeiras reviews mundiais saíram hoje (26) e mostram a iGPU Arc B390 na frente da Radeon 890M, como a Intel prometeu, presente nos Ryzen AI 300 topo de linha, mas ainda abaixo dos Ryzen AI Max, que contam com a Radeon 8060S, maior implementação da arquitetura RDNA 3.5 até agora.

Com rumores apontando para os novos processadores Core Ultra 400 Nova Lake com gráficos Xe3P, oferecendo mais desempenho, a AMD terá que se posicionar com diferentes soluções para não perder seu posto de anos como rainha dos gráficos integrados.

Por enquanto, a arquitetura RDNA 4 é o que o Time Vermelho tem de mais atual para oferecer com as Radeon RX 9000. A evolução sobre a geração anterior foi significativa, com ganhos expressivos até onde a NVIDIA sempre dominou, que é o ray tracing em games. Com a indicação não-oficial de que a AMD deve usar RDNA 5 em notebooks premium, é possível que a atual arquitetura não seja usada em gráficos integrados.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.