AMD e IBM anunciam parceria para desenvolver novo supercomputador quântico

Tecnologia

Em um movimento que sinaliza o início de uma nova era computacional, a IBM e a AMD anunciaram uma aliança estratégica para desenvolver a próxima geração de supercomputadores. A parceria visa criar arquiteturas de “supercomputação centrada no quântico”, integrando o poder dos computadores quânticos com supercomputadores tradicionais de alto desempenho e aceleradores de IA.

A colaboração busca construir plataformas escaláveis e de código aberto que poderão resolver problemas hoje considerados impossíveis para os computadores tradicionais, como a descoberta de novos medicamentos e materiais ou a otimização de logística em escala global. A abordagem é híbrida: os computadores quânticos se encarregarão de simular o comportamento complexo de átomos e moléculas, enquanto os supercomputadores clássicos, equipados com CPUs e GPUs da AMD, cuidarão da análise de dados e outras tarefas.

Fruto da parceria será apresentada ainda em 2025

Os objetivos da parceria incluem a integração do hardware da AMD, como as CPUs EPYC de ponta e as GPUs Instinct, nos ambientes de computação quântica da IBM. Essa sinergia visa acelerar uma nova classe de algoritmos emergentes, permitindo que diferentes partes de um problema sejam tratadas pelo hardware mais adequado.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O El Capitan é o supercomputador mais rápido do mundo e é equipado com hardware AMD (Imagem: HP/Divulgação)

“A computação de alto desempenho é a base para resolver os desafios mais importantes do mundo. Ao nos associarmos à IBM para explorar a convergência da computação de alto desempenho e das tecnologias quânticas, vemos enormes oportunidades para acelerar a descoberta e a inovação”, disse Lisa Su, CEO da AMD.

Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM, complementa dizendo: “ao explorar como os computadores quânticos da IBM e as avançadas tecnologias de computação de alto desempenho da AMD podem trabalhar juntas, construiremos um poderoso modelo híbrido que ultrapasse os limites da computação tradicional.”

Uma demonstração de fluxos de trabalho híbridos está planejada para acontecer ainda este ano.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.