O cooler stock (ou box), aquele que vem na caixa com o processador, geralmente ajuda o usuário menos exigente a economizar com refrigeração da CPU. Porém, quem comprar determinados processadores AMD Ryzen em breve não recberá mais os coolers Wraith Prism e Wraith Spire já que eles estão sendo descontinuados e somente a versão mais simples estará disponível de agora em diante.
Desde o dia 1º de agosto, a página da AMD para os processadores afetados pela descontinuação dos coolers avisa que alguns modelos de Ryzen 5000, Ryzen 7000 e Ryzen 8000G agora são enviados com o Wraith Stealth, o cooler stock de entrada da marca.
Toda a série Ryzen 8000G e 3000G (que ainda é vendida em alguns mercados) agora oferecem somente o cooler Wraith Stealth. O mesmo acontece com os Ryzen 7 7700 e Ryzen 9 7900. Esses coolers foram feitos para CPUs com TDP entre 65 e 95W. Por isso, os SKUs mais exigentes (e da linha X) já vinham, tradicionalmente, sem nenhum cooler na caixa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
CPUs sem cooler box? Pode ser uma tendência
O melhor modelo, Wraith Prism, chamava a atenção quando chegou com os Ryzen 2000 por ter até mesmo LED RBG ao redor da fan, um toque simples, mas diferente para esse tipo de produto, que costuma ser o mais simples possível. Além disso, esse cooler contava com quatro heatpipes de cobre, passando por todo o contato com a CPU, algo que ajudava bastante na dissipação de calor.

Já existem algumas lojas japonesas vendendo Ryzen 8000G e 3000G com o Wraith Stealth em vez dos outros cooler melhores. Não é difícil imaginar que a AMD encerre de vez também o modelo mais básico.
Entre os Ryzen 9000, por exemplo, somente o Ryzen 5 9600 (não X) vem com o cooler básico. A Intel ainda disponibiliza seu cooler stock mais recente nos Core Ultra 200 não K.
Veja mais do CTUP:
- Water cooler vs Air cooler: qual é o melhor?
- Quais são as principais diferenças entre Coolers?
- Quando air cooler é mais vantajoso que water cooler?
Leia a matéria no Canaltech.