Anac libera manual inédito e mostra como drones vão revolucionar aeroportos

Tecnologia

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou na terça (2) a publicação da primeira edição do seu Manual sobre Operação de Drones em Apoio às Atividades Aeroportuárias. O documento, desenvolvido em parceria com a indústria, reúne boas práticas e orientações para o uso seguro da tecnologia em aeroportos brasileiros a partir da consolidação das experiências nacionais e internacionais.

Além da segurança, o manual destaca também como o uso dos drones pode render ganhos de eficiência e sustentabilidade em atividades como inspeções de pistas, monitoramento de fauna, acompanhamento de obras e vigilância operacional.  Segundo a agência, estes equipamentos podem executar tarefas que antes demandavam grandes equipes, o que aumenta os custos e o impacto ambiental. 

Com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, os drones podem identificar desde fissuras até desgastes em pistas e pátios de forma rápida e precisa, viabilizando ações preventivas. Já as câmeras térmicas e alto-falantes presentes nos drones ajudam a identificar e afastar aves e animais, o que reduz riscos nos pousos e decolagens


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Drones e IA em ação nos aeroportos

A Anac destaca ainda a integração da inteligência artificial, que expande as aplicações dos drones. Com a IA presente nestes dispositivos, é possível realizar procedimentos como a análise automatizada de pavimentos, detecção de objetos estranhos e verificação de balizamento. 

Os drones prometem ajudar a reduzir custos e melhorar a eficiência nos aeroportos (Força Aérea Brasileira)

Segundo a Anac, testes com drones realizados nos aeroportos de Confins (MG), Vitória (ES) e Florianópolis (SC) mostraram benefícios ambientais importantes, como redução no consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono

Leia também:

Vídeo: Aviões que são à prova de radar!

Leia a matéria no Canaltech.