A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu investigação para apurar o recebimento de mensagens falsas associadas ao sistema Defesa Civil Alerta, reportadas por usuários nos últimos dias. A agência mobilizou suas equipes técnicas para identificar a origem desses comunicados fraudulentos, que não se referem a eventos reais de emergência.
- Como funciona o sistema de alerta de emergências da Defesa Civil
- Telemarketings não precisam mais usar prefixo 0303; entenda a decisão da Anatel
Segundo a Anatel, as mensagens suspeitas não passaram pelos canais oficiais da plataforma técnica, operada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações). A confirmação reforça que se trata de comunicados não autorizados.
O que é o alerta de emergências da Defesa Civil?
O Defesa Civil Alerta é um sistema de comunicação pública que utiliza tecnologia Cell Broadcast para transmitir alertas sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos. As mensagens chegam diretamente aos celulares da população em áreas de risco, sem necessidade de aplicativo ou cadastro prévio.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Esse sistema foi desenvolvido para situações de emergência, e garante que a população receba informações críticas sobre desastres iminentes.
A tecnologia funciona através das torres de celular, e envia alertas simultaneamente para todos os aparelhos conectados na área afetada. Isso garante cobertura ampla e resposta rápida em situações de risco.
Como denunciar mensagens suspeitas?
De acordo com o comunicado da agência, os consumidores que receberam mensagens indevidas podem registrar reclamação através dos canais oficiais da Anatel. O atendimento está disponível pelo site Anatel Consumidor, aplicativo “Anatel Consumidor” (Android e iOS) e Central de Atendimento 1331.
A ligação gratuita funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Também é possível usar o WhatsApp após cadastro no Anatel Consumidor, adicionando o número 0800 61 01331.
A agência reforça que manterá a sociedade informada sobre os desdobramentos da apuração, reafirmando seu compromisso com a transparência e segurança dos usuários de telecomunicações no país.
Leia mais
- Portal da Anatel ganha novo espaço a consumidores e amplia acesso à informações
- Anatel obriga operadoras a usar Etiqueta Padrão em ofertas de telecom
- Anatel aprova mudanças que ameaçam os direitos do consumidor; entenda a polêmica
VÍDEO: Sim, a Starlink no iPhone é real: A internet via satélite de Elon Musk chegou nos smartphones
Leia a matéria no Canaltech.