
Resumo
- A Vivo lançou uma ferramenta que permite transferir eSIMs em dispositivos Android sem QR codes ou atendimento ao cliente, desenvolvida com o Google.
- A funcionalidade permite converter chips físicos em eSIMs em dispositivos Android, inicialmente disponível para modelos Motorola com Android 14 ou superior.
- A Vivo é a primeira operadora na América Latina a integrar essa funcionalidade de transferência nativa do Google.
A Vivo anunciou nesta quarta-feira (17) um novo recurso que simplifica a gestão de chips virtuais (eSIM) em smartphones Android. Desenvolvida em parceria com o Google, a funcionalidade permite que os clientes da operadora transfiram um eSIM de um aparelho antigo para um novo sem a necessidade de escanear novos QR codes ou buscar o atendimento ao cliente.
A Vivo é a primeira operadora da América Latina a integrar a nova funcionalidade nativa de transferência do Google. Até então, a troca de aparelho para quem usava eSIM envolvia, muitas vezes, o deslocamento até uma loja física para a compra de um novo voucher de ativação.
Com a atualização, o processo passa a ser realizado diretamente nas configurações do dispositivo. A ferramenta permite também a conversão do chip físico tradicional para o formato digital eSIM no mesmo aparelho.
Em dispositivos da Apple, a Vivo e as concorrentes Claro e TIM já fazem instalação ou transferência de eSIM de forma rápida pelo sistema iOS.
Como funciona a transferência?

A ferramenta utiliza os protocolos de segurança do Android para autenticar a propriedade da linha. Para realizar a transferência, é necessário ter o aparelho antigo em mãos para autorizar a operação.
O processo deve ser iniciado no celular novo, conectado a uma rede Wi-Fi, e seguir os seguintes passos, de acordo com o Google:
- Durante a configuração inicial do novo Android, escolha a opção de configurar usando o aparelho anterior
- Faça o pareamento dos dispositivos lendo o QR code exibido na tela
- Autentique a operação usando a senha ou biometria do celular antigo
- O sistema oferecerá a transferência da linha imediatamente
Caso o usuário decida fazer isso depois da configuração inicial, o caminho é pelas configurações do sistema:
- Acesse Configurar > Rede e Internet
- Toque em Chips e Rede Móvel
- Selecione Baixar novo chip
- Escolha Transferir um chip de outro dispositivo e siga as instruções
Conversão de chip físico
Para quem ainda utiliza o cartão SIM tradicional e deseja migrar para o digital sem trocar de operadora ou plano, a Vivo liberou a conversão via software. Inicialmente, o recurso para transformar o chip físico em eSIM no mesmo dispositivo está disponível para modelos Motorola rodando Android 14 ou superior.
Nesse caso, o usuário deve acessar as configurações de “Rede e Internet”, selecionar o número do chip físico ativo e clicar na opção “Converter para eSIM”. Após a conclusão do processo, o cartão físico é desativado e pode ser removido da bandeja do aparelho.

