Android ganha transmissão de vídeo ao vivo para serviços de emergência

Tecnologia
Resumo
  • Função Emergency Live Video permite transmitir vídeo ao vivo para serviços de emergência a partir do Android;

  • Recurso auxilia localização, avaliação de acidentes e orientação de primeiros socorros;

  • Novidade está disponível inicialmente nos EUA, Alemanha e México; e requer Android 8+.

Acionar a polícia ou um serviço de emergência requer fazer uma chamada telefônica (no Brasil, para números como 190 e 192). Mas, no Android, um recurso de nome Emergency Live Video (Vídeo ao Vivo de Emergência) possibilita que você faça uma transmissão de vídeo em tempo real para permitir um atendimento mais efetivo por parte das autoridades ou socorristas.

A nova função pode ser útil em várias situações. Por exemplo, se alguém acionou o serviço de emergência por ter se perdido em uma trilha, o vídeo pode ajudar o atendente a determinar a localização exata da pessoa para que ela seja encontrada mais rapidamente pelo serviço de resgaste.

Outro exemplo: a transmissão em tempo real pode ser usada para mostrar detalhes de um acidente de trânsito, de forma que o serviço de emergência determine mais rapidamente quantos veículos de socorro e quais profissionais deslocar para o local.

O Emergency Live Video também pode ser usado para ajudar nos primeiros socorros de uma pessoa que está passando mal, precisa de um procedimento de massagem cardíaca, sofreu um engasgo, e assim por diante.

A importância da funcionalidade é comentada pela Google:

Em uma emergência, cada segundo conta. Mas pode ser difícil descrever exatamente o que está acontecendo, especialmente quando você está estressado ou em perigo. Seja um acidente de carro, uma situação médica ou um incêndio florestal de rápida propagação, mostrar a situação aos socorristas pode fazer toda a diferença.

Como funciona o Emergency Live Video do Android?

De acordo com o Google, quando o usuário realiza uma chamada ou manda uma mensagem de texto para o serviço de emergência, o atendente pode enviar uma solicitação de transmissão ao vivo de vídeo para o seu celular de modo a entender melhor a situação.

A transmissão terá início se o compartilhamento do vídeo for aceito pelo usuário. Nessas circunstâncias, a transmissão será criptografada automaticamente para coibir a captura de informações sensíveis por terceiros.

O Emergency Live Video inclui recursos auxiliares, como botões para lanterna e alternância entre as câmeras do smartphone. A transmissão pode ser interrompida a qualquer momento pelo usuário.

Disponibilidade do Emergency Live Video

Nesta fase inicial, o Emergency Live Video está disponível apenas nos Estados Unidos, bem como em “regiões selecionadas” da Alemanha e do México.

O Google afirma que já está trabalhando com entidades de segurança pública em outras partes do mundo para oferecer o recurso em mais países.

Nos locais em que o Emergency Live Video já funciona, é preciso ter um aparelho com Android 8 ou superior para contar com o recurso.

Android ganha transmissão de vídeo ao vivo para serviços de emergência