Android: Google vai dificultar instalação de apps por fora da Play Store

Tecnologia
Resumo
  • Google vai exigir verificação de identidade para desenvolvedores de apps instalados fora da Play Store.
  • Processo não inclui checagem do conteúdo do app.
  • Segundo a empresa, apps instalados por sideloading apresentam 50 vezes mais risco de malware.

O Android vai barrar a instalação de aplicativos feitos por desenvolvedores não verificados. A medida do Google valerá para apps instalados por fora da Play Store, seja por lojas de outras empresas, seja por sideloading, como é chamada a instalação direta de um arquivo APK.

O Brasil será um dos primeiros países a receber a nova regra, em setembro de 2026 — o país faz parte de uma lista que também inclui Indonésia, Singapura e Tailândia. Para o resto do mundo, a verificação será exigida a partir de 2027.

O que muda no Android?

Quando as novas regras estiverem em vigor, desenvolvedores precisarão verificar suas identidades e acrescentar essa informação aos aplicativos, mesmo que sejam distribuídos em outras lojas ou por APKs, fornecendo nome legal, endereço, e-mail e telefone. Na Play Store, loja oficial do Google, essa norma existe desde 2023.

Dispositivos Android certificados — aqueles que contam com Google Play Protect e apps do Google pré-instalados — não aceitarão apps sem essa identificação.

O Google diz que haverá um novo Android Developer Console (ferramenta usada para criar apps) para desenvolvedores que distribuem seus apps somente fora da Play Store. Além disso, quem programa por hobby ou como parte dos estudos terá um tipo diferente de conta.

Google diz que procedimento eleva a segurança

A verificação do desenvolvedor não inclui uma análise do conteúdo do aplicativo. Ela serve apenas para que não haja uma distribuição anônima de apps.

A empresa compara o procedimento ao que acontece em aeroportos: a checagem de identidade é uma coisa, a inspeção da bagagem é outra. O Google fará somente a primeira etapa. Mesmo assim, a companhia defende que esse é um passo importante para proteger os usuários.

“Desde que implementamos as exigências de verificação na Google Play, em 2023, vimos de perto como a identificação dos desenvolvedores impede que agentes mal-intencionados explorem o anonimato para distribuir malware, cometer fraudes financeiras e roubar dados sensíveis”, diz a empresa em um comunicado publicado no blog voltado a desenvolvedores Android.

O texto traz ainda uma declaração da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que considera a verificação “um avanço significativo para proteger usuários e encorajar a responsabilização”.

Apesar da nova verificação, o Google continua desencorajando o download direto de APKs. Segundo a companhia, análises internas mostram que a frequência de malware é 50 vezes maior em apps instalados por sideloading.

Com informações do TechCrunch, do 9to5Google e do Android Developers Blog

Android: Google vai dificultar instalação de apps por fora da Play Store