Android vai ‘borrar’ nudes indesejados enviados por mensagem; entenda o caso

Tecnologia

O Android agora conta com mais um recurso de segurança para evitar nudes indesejados. Com a função, o app Google Mensagens mostra um aviso antes de abrir ou enviar uma foto explícita em uma conversa.

A novidade segue os passos de um recurso aplicado no iOS 17, que emite um alerta ao receber mídias do mesmo teor. No caso do Android, a função utiliza o Android System SafetyCore, módulo do Android que aprimora a proteção do aparelho.

O portal 9to5Google informa que o alerta já começou a ser distribuído na versão estável do aplicativo após alguns meses disponível no Beta. Quando habilitado, as fotos explícitas recebidas são “borradas”, e o usuário pode tanto acessá-las se for do seu interesse quanto excluí-las sem ter que abri-las.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Do outro lado, o aplicativo também aplica algumas etapas extras ao enviar nudes nas conversas. A medida consiste em uma notificação que alerta sobre os potenciais riscos ao compartilhar a foto, e solicita uma confirmação antes de completar a troca.

A novidade, no entanto, ainda não foi liberada para todos os usuários, conforme observado em testes do Canaltech. Espera-se que o recurso chegue a todos em breve.

Ferramenta que
Ferramenta que “borra” nudes é liberada na versão estável do Google Mensagens (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Ativado por padrão para jovens

Em um documento, o Google informa que a função vem ativada por padrão em celulares de adolescentes.

No caso de usuários supervisionados, não é possível desativá-lo nas configurações do app, mas os familiares responsáveis através do Family Link. Para usuários com idade entre 13 e 17 anos sem controle parental, o recurso só pode ser desabilitado através dos ajustes da Conta do Google.

Pessoas com 18 anos ou mais, por outro lado, não contam com o recurso habilitado por padrão. Mas é possível habilitá-lo facilmente:

  1. Abra o Google Mensagens;
  2. Toque na sua foto de perfil;
  3. Vá em “Configurações do Mensagens”;
  4. Entre em “Gerais”;
  5. Acesse o menu “Proteção e segurança”;
  6. Aperte em “Gerenciar alertas de conteúdo sensível”;
  7. Ative a opção “Alertas no Google Mensagens”.

Alerta processado no celular

Ainda no artigo, o Google destaca que o processamento dos alertas opera no próprio dispositivo, a fim de garantir mais privacidade e segurança aos usuários. Isto significa que nenhuma imagem é enviada aos servidores da empresa.

“Toda a detecção e desfoque de imagens com nudez acontece no dispositivo. Esse recurso não envia as imagens com nudez detectadas ao Google”, diz o documento.

Neste caso, o SafetyCore é acionado apenas quando um aplicativo possui o mecanismo integrado e o ajuste para detectar as imagens está ativo. No caso do Google Mensagens, as imagens são classificadas apenas ao serem enviadas em uma conversa — ou seja, não é possível aproveitá-lo no WhatsApp e afins.

Algumas empresas, porém, oferecem soluções próprias. A Meta, por exemplo, aplicou um mecanismo no Instagram para borrar nudes enviados para adolescentes em 2024.

A companhia destaca ainda que o alerta de conteúdo sensível “não é perfeito”, e que pode apresentar falhas na detecção. “Esse recurso pode detectar imagens que não contêm nudez ou não identificar imagens que apresentem nudez”, alerta.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Google PERDEU para a Apple na grande atualização do Android 16? Mudará a UI de TODOS os celulares?

Leia a matéria no Canaltech.