A Anthropic anunciou o lançamento do Claude Haiku 4.5, o mais novo modelo da sua linha de inteligências artificiais. Voltado para desempenho e acessibilidade, o Haiku 4.5 promete velocidade dobrada e custo um terço menor em comparação ao Claude Sonnet 4, mantendo o mesmo nível de qualidade em tarefas complexas como programação, uso de ferramentas e execução de agentes. O modelo está disponível desde quarta-feira (15).
- “Você está me testando” | Novo modelo de IA da Anthropic detecta a sua intenção
- Modelos de IA famosos estão usando artigos científicos retratados como fonte
Todas as plataformas Claude (web, iOS e Android) contemplam a novidade, tal como Amazon Bedrock e Google Cloud Vertex AI. O uso do Haiku 4.5 é cobrado por tokens, pequenas partes de texto que compõem as perguntas e respostas. A Anthropic cobra US$ 1 por milhão de tokens de entrada (o que o usuário envia) e US$ 5 por milhão de tokens de saída (o que o modelo responde).
Além disso, é possível reduzir ainda mais o custo com recursos como o prompt caching, que evita cobranças repetidas em partes de texto iguais, e a Message Batches API, que processa várias mensagens de uma só vez. Com essas ferramentas, as empresas podem economizar até 90% em suas operações de IA.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo a Anthropic, o Claude Haiku 4.5 obteve 73,3% de acerto no teste SWE-bench Verified, um dos principais benchmarks usados para avaliar modelos de IA em tarefas de programação real. Esse teste mede se a inteligência artificial consegue entender códigos, corrigir erros e propor soluções funcionais, como faria um desenvolvedor humano.

Com esse resultado, o Haiku 4.5 se posiciona entre os melhores modelos de programação do mundo, alcançando o mesmo nível de desempenho do Claude Sonnet 4, mas com respostas mais rápidas e custo muito menor.
Apesar de ser um modelo compacto, ele foi projetado para lidar com aplicações em larga escala e uso em tempo real, como assistentes virtuais, copilotos de programação, análise financeira e atendimento ao cliente.
O Haiku 4.5 é usado como “sub-agente” dentro de sistemas mais complexos. Ele pode executar tarefas paralelas e detalhadas, acelerando fluxos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento, especialmente em refatoração de código, revisões de literatura e síntese de dados.
Segurança do Haiku 4.5
A Anthropic destaca o Haiku 4.5 como seu modelo mais seguro até agora, com classificação AI Safety Level 2, indicando comportamento confiável e baixo risco de desalinhamento. Ele foi testado em parceria com especialistas externos para garantir segurança, estabilidade e confiabilidade.
Leia também:
- Brasil é terceiro país que mais usa o Claude — saiba o que o brasileiro pergunta
- Não quer que a IA Claude use seus dados para treinamento? Veja como impedir
VÍDEO | Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?
Leia a matéria no Canaltech.