O Steam, a PlaStation Network, Xbox Live, Epic Games e jogos como LoL, Valorant e Fortnite sofreram lentidão e quedas em momentos coincidentes na última terça-feira (7), indicando um possível ataque DDoS. Embora não existam confirmações, acredita-se que possa haver envolvimento da botnet Aisuru, que mira em alvos robustos para provar a eficiência de seus ataques.
Como visto nos gráficos do Downdetector, o PC foi a plataforma mais afetada: o Steam registrou pico de mais de 36.000 reclamações de queda e lentidão na segunda e terça-feira (6 e 7). Dificuldades também foram relatadas por usuários da Epic Games Store e PlayStation. Nesta última, até 8.000 reclamações foram feitas, e usuários de Xbox ficaram num número levemente abaixo.
Fortnite, LoL e Valorant
Para além das plataformas, alguns jogos online também sofreram com lentidão e negação de acesso. A Riot Games, responsável por League of Legends e Valorant, identificou sobrecarga dos servidores em horários coincidentes com os problemas enfrentados pelos consoles e PC. No Fortnite, perturbações também foram sentidas, com uma suspeita sincronia em relação aos relatos anteriores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

A Epic Games, em comunicado, reconheceu as instabilidades, mas não apontou possíveis causas ou atores envolvidos. A teoria do envolvimento da botnet Aisuru vem de declarações enviadas à Cloudflare, mais cedo neste ano, afirmando o compromisso de gerar ataques sem precedentes a grandes plataformas, o que foi visto em recordes DDoS recentes.

Leia mais:
- O que é phishing e como se proteger?
- O que é Engenharia Social? Aprenda a identificar e se proteger de golpes
- O que é firewall e como ele funciona?
VÍDEO | 7 ataques hacker que entraram para a história
Leia a matéria no Canaltech.