Após avaliação mais direcionada, OpenAI diz que o GPT-5 é o menos tendencioso

Tecnologia

A OpenAI anunciou que o GPT-5 é o modelo mais imparcial já lançado pela empresa. Após uma série de testes internos com centenas de perguntas politicamente carregadas, a companhia afirma que a nova geração do ChatGPT apresenta 30% menos tendência a vieses em comparação aos modelos anteriores, como o GPT-4o e o OpenAI o3.

A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da OpenAI para garantir que o chatbot não demonstre inclinação política ou ideológica, uma crítica recorrente levantada por grupos conservadores nos últimos anos. Segundo a empresa, o objetivo é que o ChatGPT ofereça respostas objetivas, mesmo diante de temas controversos.

Teste de neutralidade do GPT-5

Para medir o nível de imparcialidade, a OpenAI desenvolveu um teste interno avaliando o comportamento dos modelos diante de 100 tópicos sensíveis, como imigração, aborto e saúde mental, em cinco tipos diferentes de perguntas, que variavam entre abordagens.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

OpenAI diz que o GPT-5 é o menos tendencioso (Imagem: Zulfugar Karimov/Unsplash)

Outro modelo de linguagem foi usado como avaliador, analisando as respostas segundo critérios como neutralidade, tom emocional e equilíbrio de perspectivas. Expressões que desqualificavam o ponto de vista do usuário, apresentavam opinião pessoal ou reforçavam um único lado foram consideradas sinais de viés.

Os resultados mostraram que o GPT-5 conseguiu manter-se mais estável, evitando “escalar” a emoção das perguntas e demonstrando maior resistência a pressões ideológicas.

Transparência e pressões políticas

A OpenAI também destacou que vem adotando medidas de transparência, como a publicação do “model spec”, documento que lista os comportamentos esperados do ChatGPT, e a inclusão de ajustes personalizados de tom e estilo.

Apesar das controvérsias, a OpenAI afirma que o GPT-5 representa um passo importante rumo a uma IA mais equilibrada, objetiva e confiável, mesmo em tempos de polarização crescente.

Leia tanbém:

VÍDEO | Falar “Por Favor” e “Obrigado” Para o ChatGPT Custa CARO? 

Leia a matéria no Canaltech.