
Resumo
- O Archive.today foi usado para um ataque DDoS contra o blogueiro Jani Patokallio, manipulando uma página de Captcha para sobrecarregar seu blog.
- Editores da Wikipédia debatem banir o Archive.today, considerando três opções: remover links, desencorajar novos links ou não fazer nada.
- O Archive.today já foi banido da Wikipédia em 2013 por segurança, mas foi readmitido em 2016.
Editores da Wikipédia discutem o banimento do Archive.today (também conhecido como Archive.is), um dos serviços de arquivamento mais populares da internet. O movimento ocorre após a revelação de que a plataforma foi utilizada para orquestrar um ataque DDoS contra um blogueiro.
Segundo o portal Ars Technica, o Archive.today configurou uma página de Captcha – daquelas em que você prova que não é um robô – com um código oculto, que forçava o navegador do usuário a carregar repetidamente o blog de Jani Patokallio em segundo plano.
Qual o motivo do ataque?
A disputa teria começado quando Patokallio publicou, em 2023, um post tentando descobrir a identidade do mantenedor do Archive.today, que é anônimo.
Em trocas de email citadas pela reportagem, o administrador do site de arquivamento admitiu a autoria do ataque e acusou o blogueiro de ser “nazista”. Segundo a reportagem, o avô de Patokallio serviu no exército finlandês durante a Segunda Guerra Mundial contra a invasão da União Soviética.
Patokallio afirmou que o objetivo do ataque seria inflar os custos de hospedagem, mas falhou. “Eu tenho um plano de taxa fixa, o que significa que isso me custou exatamente zero dólares”, escreveu o blogueiro.
Editores discutem banimento do site

A revelação de que o site de arquivamento estaria explorando os visitantes para atacar desafetos pessoais de seu dono gerou um alerta na Wikipédia, e os membros agora debatem três opções para lidar com a situação.
- Opção A: remover ou ocultar todos os links para o domínio e adicioná-lo à lista de restrições por spam;
- Opção B: Desencorajar a adição de novos links no serviço, mas manter o acervo histórico já publicado;
- Opção C: Não fazer nada.
A primeira opção puniria o site de arquivamento, mas também deixaria centenas de milhares de afirmações na enciclopédia sem fonte verificável. Isso porque plataformas como o Archive.is são essenciais para combater o link rot, quando sites saem do ar. Atualmente, existem mais de 695 mil links apontando para o serviço em cerca de 400 mil artigos da Wikipédia, segundo o Ars Technica.
Mas não seria a primeira vez que o serviço entraria na mira da Wikipédia. Segundo a fundação, em nota, o serviço já foi banido globalmente em 2013, por motivos de segurança e instabilidade, mas os membros voltaram a permiti-lo em 2016.
Alguns editores sugerem a migração para alternativas mais seguras, evitando lidar com um apagão de referências no futuro. Outros reforçam que o Archive.today é frequentemente usado para contornar paywalls de jornais, levantando preocupações sobre violação de direitos autorais.
Esses sugerem que o ideal seria a Fundação Wikimedia criar um sistema próprio de arquivamento ou licenciar conteúdos de grandes veículos.

