Após defender home office, Microsoft agora prioriza trabalho presencial

Tecnologia
Resumo
  • Microsoft determina que funcionários compareçam ao escritório três vezes por semana, a partir de fevereiro de 2026, começando por Seattle;

  • Companhia priorizava modelo de home office até recentemente;

  • Novo regime será híbrido, mas ainda há dúvidas sobre sua continuidade no longo prazo.

O embate entre home office e trabalho presencial acaba de ganhar mais um capítulo: a Microsoft determinou que seus funcionários passem a frequentar os escritórios da companhia pelo menos três vezes por semana. A empresa era uma das poucas big techs que ainda mantinham o trabalho remoto.

E ainda mantém. Mas, com a nova abordagem, o modelo de home office passa a ficar em segundo plano. As mudanças acontecerão em três fases:

  1. em fevereiro de 2026, o trabalho presencial com frequência de pelo menos três dias na semana será mandatório para funcionários de Seattle, nos Estados Unidos, e que estejam a até 80 km da sede da Microsoft (Redmond);
  2. posteriormente, em data ainda a ser definida, a decisão valerá para funcionários que estão próximos a escritórios da Microsoft em outras regiões dos Estados Unidos;
  3. por fim, a decisão valerá para escritórios da Microsoft em outros países.

Em comunicado aos funcionários, a líder da recursos humanos da Microsoft justificou a decisão:

Analisamos como nossas equipes funcionam melhor e os dados são claros: quando as pessoas trabalham juntas pessoalmente com mais frequência, elas prosperam.

(…) Com isso em mente, estamos atualizando nossas expectativas de trabalho flexível para três dias por semana no escritório.

Amy Coleman, Vice-presidente executiva e diretora de pessoal da Microsoft

Funcionários que não puderem trabalhar presencialmente na frequência determinada pela Microsoft terão até 19 de setembro (próxima semana) para solicitar uma exceção, embora a companhia não tenha deixado claro quais critérios levará em conta para aceitar esse pedido.

Microsoft segue movimento de retorno ao escritório

A adesão ao modelo de trabalho remoto ganhou força durante o período da pandemia de Covid-19. Terminada essa fase, muitas companhias mantiveram essa abordagem. Em 2024, a própria Microsoft decidiu continuar com o home office.

Contudo, a priorização do trabalho presencial tem crescido nos últimos meses. Em linhas gerais, as companhias que defendem esse modelo mencionam o ganho de produtividade como o seu principal benefício. A Amazon entende que não é possível inovar com o trabalho remoto, só para dar um exemplo.

No caso da Microsoft, o novo regime de trabalho será híbrido, pois ainda permitirá o home office em alguns dias da semana. A dúvida é se a companhia manterá a abordagem mista no longo prazo.

Com informações de Business Insider

Após defender home office, Microsoft agora prioriza trabalho presencial