A Apple não tem mais iPhones e iPads com 64 GB ou menos de armazenamento interno em sua linha de produtos. Com exceção de modelos usados e recondicionados, toda a sua linha começa em 128 GB.
A mudança se consolidou com o lançamento do novo iPad de 11ª geração, que não tem versão de 64 GB. O produto foi anunciado na última terça-feira (04), com a chegada do processador A16 como principal mudança.
Entre os smartphones, o fim dos 64 GB já tinha sido decretado na semana retrasada, com a apresentação do iPhone 16e. O celular “acessível” substituiu o iPhone SE, que ainda tinha a opção mais simples de armazenamento interno.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Os primeiros celulares com 64 GB de armazenamento em suas versões iniciais incluem o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, de 2017. Os primeiros iPads Pro com essa quantidade de espaço mínimo chegaram no mesmo ano.
Além disso, a empresa deixou de vender Macs com menos de 16 GB de RAM em outubro do ano passado. Anteriormente, o mínimo era 8 GB.
Apple atualizou linha de iPads
O principal lançamento recente na linha de tablets da Apple é o iPad Air, que chegou menos de um ano após a geração anterior. Por isso, as mudanças foram voltadas para a parte de performance.

Com o chip Apple M3, o produto trouxe melhorias próximas a 40% em desempenho, quando comparado com o iPad M1 de duas gerações atrás.
Um dos maiores objetivos com o novo iPad é adaptar a linha à chegada do Apple Intelligence, conjunto de recursos de inteligência artificial (IA) da empresa. Com ele, é possível realizar a edição avançada de fotos, criar imagens com base de comandos em texto, e mais.
O iPad 11 chegou na mesma onda, com mudanças ainda mais tímidas. Ele ganhou o mesmo processador A16 visto na linha iPhone 14 Pro, de 2022.
Os novos iPads já estão disponíveis para compra no Brasil, com preço inicial de R$ 7.499 para o Air. Já o iPad 11 custa R$ 4.499 em sua versão mais básica.
Leia mais no Canaltech:
- Xiaomi e Huawei crescem no segmento de celulares avançados, aponta relatório
- Apple promove iPhone 16 Pro com vídeo de carnaval; assista
- iPhone 16e desmontado: bateria é maior que o esperado
Bateria que recarrega em dois segundos? Conheça nova tecnologia:
Leia a matéria no Canaltech.