Apple abre a App Store no Japão para apps de terceiros

Tecnologia
Resumo
  • Apple permitirá lojas de aplicativos alternativas e métodos de pagamento fora do sistema da empresa no Japão.
  • Desenvolvedores japoneses poderão usar lojas alternativas, como a AltStore PAL, e incluir links externos para pagamentos.
  • A companhia continuará cobrando comissões sobre transações, com taxas entre 15% e 21%.

A Apple anunciou uma série de alterações na App Store no Japão para se adequar a uma nova legislação local voltada à concorrência no mercado digital. As mudanças aproximam o modelo ao que já foi implementado na União Europeia, ao permitir lojas de aplicativos alternativas e opções de pagamento fora do sistema da própria empresa.

A abertura, no entanto, não significa o fim das comissões. A Apple continuará cobrando taxas sobre transações feitas fora da App Store tradicional e exigirá a exibição de avisos aos usuários ao utilizar lojas de terceiros ou métodos alternativos de pagamento.

O que muda?

Com as novas regras, desenvolvedores japoneses poderão distribuir seus aplicativos por meio de lojas alternativas ao ecossistema oficial da Apple. Uma das primeiras a se beneficiar deve ser a AltStore PAL, que já se prepara para estrear no país antes do fim do ano, seguindo o mesmo modelo adotado recentemente na Europa.

Compras feitas dentro de aplicativos distribuídos por essas lojas de terceiros estarão sujeitas a uma comissão de 5% para a Apple. Além disso, aplicativos publicados na App Store japonesa agora podem oferecer meios de pagamento alternativos ao sistema da Apple. Também será permitido incluir links externos que direcionem o usuário a sites para que a compra seja finalizada fora do app.

Taxas da Apple vão diminuir?

Apesar da abertura, a Apple manterá uma parcela significativa das receitas. Para compras feitas dentro de aplicativos usando pagamentos alternativos, a comissão pode chegar a 21%. Já no caso de bens digitais adquiridos em sites externos acessados a partir do app, a taxa será de 15%.

Outro ponto são os avisos que a empresa passará a exibir sempre que o usuário optar por lojas ou pagamentos de terceiros. Esse conjunto de taxas e alertas foi citado pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney, ao confirmar que o jogo Fortnite ainda não retornará ao iOS no Japão.

Segundo ele, as condições impostas pela Apple tornam a operação pouco atrativa, cenário semelhante ao observado em disputas regulatórias nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a empresa enfrenta um inquérito no Cade sobre possíveis barreiras no pagamento por aproximação.

Apple abre a App Store no Japão para apps de terceiros