
Resumo
- A Apple confirmou que a nova Siri usará o Gemini do Google como base para seus modelos personalizados.
- A parceria entre a Apple e o Google é plurianual, sem valores divulgados, mas rumores indicam um pagamento de US$ 1 bilhão por ano.
- A nova Siri com Gemini é esperada para março ou abril de 2026, com o iOS 26.4.
A Apple e o Google publicaram um comunicado nesta segunda-feira (12/01), confirmando que a próxima versão da Siri usará modelos da empresa que terão o Gemini como base. As duas empresas fecharam uma parceria plurianual.
“Depois de uma avaliação cuidadosa, a Apple determinou que as tecnologias de inteligência artificial do Google fornecem as bases mais competentes para os Foundation Models da Apple. A empresa está animada sobre as experiências inovadoras que a IA vai permitir a usuários da Apple”, diz a publicação.
No mesmo texto, a Apple também esclarece que a Apple Intelligence vai continuar rodando nos aparelhos e no Private Cloud Compute, estrutura de computação na nuvem que promete não armazenar nem compartilhar dados dos usuários.
O que mais se sabe sobre a Siri com Gemini?
A parceria não chega a ser uma surpresa, já que rumores sobre uma Siri com Gemini circulavam há meses. O comunicado não revela valores do acordo, mas informações de bastidores obtidas em novembro de 2025 apontavam que a Apple pagaria US$ 1 bilhão por ano ao Google para ter acesso ao Gemini.
Naquele mesmo mês, a Bloomberg apurou que o Gemini teria sido escolhido por apresentar um desempenho superior em tarefas complexas. O Gemini, portanto, seria responsável por funções de resumo e planejamento, quebrando pedidos abrangentes em ações mais simples para a Siri.

A Siri com recursos aprimorados por inteligência artificial generativa foi anunciada em junho de 2024, durante a WWDC. A Apple, porém, ficou insatisfeita com a qualidade da assistente desenvolvida em casa e adiou o lançamento do recurso.
Não existe uma data oficial para a chegada da nova funcionalidade, mas espera-se que ela chegue com o iOS 26.4, previsto para março ou abril de 2026.
Atualmente, a Siri pergunta se o usuário quer que ela redirecione o pedido para o ChatGPT. Não se sabe qual será o futuro desse recurso, muito menos da parceria entre a Apple e a OpenAI.
Com informações da CNBC

