Apple e Samsung processam Xiaomi após propaganda polêmica; veja

Tecnologia

A Apple e a Samsung estão processando a fabricante chinesa de smartphones Xiaomi após a publicação de propagandas supostamente irregulares. As peças mostram o modelo Xiaomi 15 Ultra em comparação direta com os rivais. 

Por meio da campanha, a Xiaomi fez provocações diretas relacionadas às câmeras dos celulares. O conjunto do iPhone 16 Pro Max é chamado de “fofo”, de forma depreciativa. 

A linha inferior ainda diz: “Se você nunca questionou, será que era realmente a melhor?”, em referência às câmeras do iPhone. “Talvez seja hora de ver pelas lentes certas”, complementa a propaganda. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A propaganda da Xiaomi ocupa páginas inteiras de jornais indianos, incluindo uma peça publicada em abril, no dia da mentira. Provocações semelhantes foram feitas contra aparelhos da Samsung. 

Xiaomi 15 Ultra propaganda irregular
Propaganda do jornal compara celular Xiaomi com iPhone (Imagem: Reprodução/Sakshi Post)

Publicidade é considerada irregular

Este estilo de publicidade, que mostra diretamente o produto rival, é uma prática considerada irregular. 

No Brasil, por exemplo, propagandas desse tipo podem ser enquadradas como concorrência desleal — ainda que os limites em relação ao uso de marcas concorrentes estejam sujeitos à interpretação. 

Tanto Apple quanto Samsung emitiram notificações de “cessar e desistir”, segundo fontes próximas ao assunto. A empresa chinesa não fez declarações oficiais sobre o tema. 

Esse tipo de notificação solicita à Xiaomi que pare a atividade, que é vista como danosa ou ilegal, imediatamente.

“Comparar especificações é permitido, mas você não deve nomear diretamente um concorrente específico. Em vez disso, você simplesmente diz ‘rivais’”, teria dito uma pessoa a par do desenvolvimento.

Leia mais no Canaltech:

Veja quatro ótimas opções de celulares com 5G:

Leia a matéria no Canaltech.