A Apple apresentou oficialmente nesta terça-feira (9) o iPhone Air, o smartphone mais fino já produzido pela empresa. Com apenas 5,6mm de espessura, o novo modelo chega para substituir definitivamente a linha Plus e estabelece um novo padrão de portabilidade que prioriza elegância e facilidade de transporte.
- 4 novidades que a Apple pode mostrar no evento “Awe Dropping”
- Como assistir ao lançamento do iPhone 17 da Apple
Design revolucionário
Com 5,6mm de espessura, o iPhone Air supera até mesmo o clássico iPhone 6, que detinha o recorde da marca com 6,5mm desde 2014. Para ter uma ideia da conquista técnica, o novo iPhone é ainda mais fino que o Galaxy S25 Edge da Samsung, atual celular mais fino do mundo, com 5,8mm.

O lançamento acontece em meio a uma corrida acirrada entre as principais marcas para criar smartphones cada vez mais finos. Além do novo iPhone Air e do Galaxy S25 Edge, celulares dobráveis, como Galaxy Z Fold 7, Oppo Find N5 e Honor Magic V5, também apostam na pouca espessura para chamar atenção.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A tela de 6,5 Super Retina XDR de 6,5 polegadas posiciona o modelo entre o iPhone 17 Pro e o Pro Max, e oferece um meio-termo interessante para quem quer uma tela generosa sem o tamanho exagerado do modelo maior.
Quanto à construção, o celular tem laterais de titânio, com traseira e tela com proteção Ceramic Shield 2. Segundo a marca, a tela é 4 vezes mais resistente que a geração passada.
O telefone também ganha um acabamento antirreflexo na tela, que torna melhor a visualização em ambientes bem iluminados ou com bastante reflexos. A tela conta com taxa de atualização de 120 Hz e brilho de 3.000 nits.
Configurações e desempenho
O iPhone Air vem equipado com o chip A19 Pro. O componente tem seis núcleos de processamento, sendo dois para alta performance, e promete um avanço em desempenho, especialmente para jogos. A GPU também tem um avanço, com cinco núcleos, para garantir uma experiência satisfatória em atividades mais exigentes.

O hardware também permite suporte para o Apple Intelligence, a suíte de inteligência artificial da marca. Entre as novidades apresentadas no evento, está o recurso de tradução simultânea de conversas, que promete ajudar usuários durante viagens para o exterior.
O aparelho traz tela ProMotion com taxa de atualização de 120Hz, tecnologia que antes era exclusiva dos modelos Pro. Assim, ele promete uma navegação mais suave, melhor experiência em jogos e reprodução de vídeos mais fluida.
Câmeras focadas na simplicidade
Diferentemente dos modelos Pro, o iPhone Air aposta na simplicidade com uma única câmera traseira de 48 megapixels Fusion. Apesar de ser apenas uma lente, o sistema fotográfico mantém a qualidade elevada da Apple com recursos como modo noturno, retrato e gravação em 4K. Ele conta com modo híbrido que simula uma câmera telefoto de 12 MP. O componente conta com estabilização ótica de imagem
A câmera frontal recebeu upgrade significativo e agora conta com 18 megapixels.
Uma novidade é a presença de um modo que combina as câmeras traseira e frontal para filmagens. Assim, dá para filmar ao mesmo tempo com os dois sensores.
Bateria surpreende pela capacidade
Um dos maiores desafios do design ultrafino era manter autonomia decente. A marca comenta que a evolução foi tanto em hardware quanto em software, com um modo de economia de energia para aumentar a durabilidade da carga. De acordo com a maçã, ele pode chegar a 40 horas de reprodução de vídeo com o recurso de bateria adaptativa ativado ou 27 horas totais no modo padrão.
Ainda assim, ele deve ficar atrás dos modelos tradicionais em autonomia. Dessa forma, é esperado que ele tenha uma performance parecida com a do Galaxy S25 Edge, por exemplo.
Conectividade e inovações
O iPhone Air será o primeiro iPhone a usar o modem 5G C1X, desenvolvido pela própria Apple, e deve marcar uma independência importante da Qualcomm. O novo componente suporta velocidades de até 4Gb/s, mas não oferece suporte ao 5G mmWave mais rápido.

O aparelho também estreia o chip Wi-Fi N1, para conectividade Wireless, que promete maior eficiência energética e melhor integração com o ecossistema da marca.
O celular também já chega de fábrica com o novo iOS 26 instalado de fábrica. A interface é mais uma das reformulações no ecossistema da marca, com o novo “Liquid Glass”, que oferece um efeito blur com refração de luz interessante na tela.
Preço e disponibilidade
O iPhone Air chega com preços a partir de US$ 999 (cerca de R$ 5.428 em conversão direta) e as vendas começam oficialmente no dia 19 de setembro. Até o momento, porém, não há informações sobre a chegada ao mercado brasileiro.
Leia mais no Canaltech:
- Vazou “arma secreta da Xiaomi” contra Apple e Samsung; veja imagens
- Novo tablet barato da Motorola ganha data de lançamento; caneta inclusa na caixa
- Samsung prepara “Fold quadrado” para enfrentar iPhone dobrável, diz site
ASSISTA: Iphone 17 vem aí com visual de Google Pixel e sua versão Air que ninguém pediu
Leia a matéria no Canaltech.