
Resumo
- A Apple planeja lançar anúncios no Maps em 2026, permitindo que lojas e restaurantes paguem para destaque.
- A empresa usará inteligência artificial para tornar os anúncios mais relevantes, semelhante ao modelo da App Store.
- A iniciativa pode gerar críticas, como ocorreu com anúncios no aplicativo Carteira e na App Store.
A Apple permitirá que restaurantes e outros estabelecimentos paguem para aparecer de forma mais destacada no Maps. O programa deve ser lançado em 2026, de acordo com informações da Bloomberg.
Segundo as fontes ouvidas pela reportagem, os anúncios do Apple Maps terão uma interface melhor que as do Google Maps e de outros serviços de localização. A empresa da maçã também pretende usar inteligência artificial para tornar as propagandas mais relevantes e úteis.
A lógica dos anúncios do Maps será semelhante ao que a companhia já pratica na App Store. Na loja de aplicativos, os desenvolvedores podem pagar para aparecer em espaços de destaque nos resultados de busca. Vale lembrar que essa plataforma de publicidade desembarcou no Brasil no início de 2024.
Apple aposta em propaganda para ganhar dinheiro
De acordo com o jornalista Mark Gurman, que tem bom trânsito nos bastidores da empresa, a Apple tem um plano para incluir mais anúncios no iOS, abrindo novas frentes para gerar receita. As notícias sobre esse movimento circulam há alguns anos.
A jogada inclui um risco de repercussão negativa entre os usuários. Em 2022, donos de iPhones reclamaram de anúncios de plataformas de apostas e jogos de azar, além de indicações pagas sem relação com os aplicativos preferidos do cliente.
Um episódio semelhante aconteceu há poucos meses. O aplicativo Carteira (Wallet) passou a exibir propagandas para F1: O Filme, produção da própria Apple TV. Nos Estados Unidos, a campanha incluiu uma notificação push com um desconto nos ingressos para o cinema, o que causou indignação em alguns clientes.

No Brasil, uma oferta semelhante não parece ter provocado o mesmo incômodo. Seja como for, a própria Apple passou a oferecer uma opção para desativar anúncios na Carteira.

