
Resumo
- Apple pode estar desenvolvendo seu primeiro MacBook Pro com conectividade 5G.
- Um código interno menciona o modem “Centauri” (C1), que estreou este ano no iPhone 16e, e chip “t6050”, possivelmente o futuro M5 Pro.
- Em 2008, Steve Jobs alegou que conectividade móvel ocuparia espaço e prenderia usuários a operadoras.
Um código interno da Apple indica que a empresa pode estar finalmente desenvolvendo seu primeiro notebook com conectividade 5G. O modelo seria um MacBook Pro inédito, equipado com modem 5G próprio da marca.
Segundo o portal Macworld, o trecho do código vazado cita o chip “Centauri”, codinome do primeiro modem 5G desenvolvido pela Apple, o C1, lançado neste ano no iPhone 16e. O notebook também traria um processador identificado como “t6050”, possivelmente o futuro M5 Pro.
O código interno, que também menciona um novo Mac Pro com chip M4 Ultra (que teria sido descartado pela Apple por problemas técnicos e custos de produção), é um dos principais indícios até agora de que a empresa está, no mínimo, testando a funcionalidade, de acordo com o site.
MacBook com chip C1?

O 5G já uma conectividade presente há anos no iPad e em notebooks com Windows, mas a Apple tem resistido em adicionar à sua linha de laptops. Por anos, a empresa evitou adicionar a funcionalidade aos seus notebooks.
Em 2008, por exemplo, Steve Jobs chegou a explicar o motivo de não adotar a tecnologia nos computadores. Segundo ele, isso tomaria muito espaço e ainda amarraria o consumidor a uma operadora, o que não seria a “vibe” da Apple.
Anos depois, em 2011, um protótipo do que seria um MacBook Pro com 3G (com uma antena retrátil e espaço para cartão SIM) apareceu no eBay. A Apple teria desenvolvido esse protótipo em 2007, mas ele nunca chegou às lojas.
Isso não significa que os novos testes não levarão à nada. De acordo com o Macworld, o cenário atual, após o lançamento do C1, pode fazer com que o lançamento aconteça.
Desta vez, com o controle total tanto do processador (Apple Silicon) quanto do modem, a empresa teria a capacidade de criar uma solução integrada, otimizando o consumo de energia, algo que era mais difícil de garantir com modems de terceiros, como os da Qualcomm.
Quando chega?
Apesar de ter aparecido em testes agora, não há confirmação de que o lançamento seja iminente. A Bloomberg — que revelou que o lançamento do modem próprio seria em um smartphone neste ano — já havia projetado no ano passado que um laptop 5G só chegaria aos Macs a partir de 2026, quando termina o acordo da empresa com a Qualcomm para fornecimento de modems.
Já o analista Ming-Chi Kuo previu que a empresa não lançará a linha M5 em 2025. Vale lembrar que os MacBooks Pro com os chips M4, M4 Pro e M4 Max foram lançados em outubro de 2024.
Com informações do Macworld