Artemis II | Entenda por que astronautas estão tirando fotos de uma lua inflável

Tecnologia

A missão Artemis II, da NASA, deve decolar em abril de 2026 para realizar um sobrevoo na região da Lua. Com a aproximação do lançamento, os quatro astronautas que viajarão a bordo da nave espacial Orion participam de treinamentos intensivos — inclusive praticando fotografias com uma Lua inflável.

Em uma publicação no perfil oficial do Centro de Voos Espaciais Goddard, no X (antigo Twitter), a agência espacial norte-americana compartilhou imagens dos astronautas treinando registros fotográficos com uma Lua artificial e uma maquete da cápsula Orion.

Os astronautas Reid Wiseman (comandante), Christina Koch (especialista de missão), Victor Glover (piloto) —  todos da NASA —,e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense (CSA), realizam esses exercícios para simular procedimentos visuais que encontrarão durante a expedição.

Com isso, a equipe se prepara para condições semelhantes às que terão no espaço, além de aprender a otimizar as funções das câmeras a bordo para os registros científicos e documentais.

Astronautas da NASA com câmeras
À esquerda, Christina Koch treinando fotografias; à direita, o astronauta Jeremy Hansen operando a câmera (NASA/James Blair

Missão Artemis II

A Artemis II tem lançamento previsto para abril de 2026. Nessa missão, a cápsula Orion será acoplada ao foguete Space Launch System (SLS), que conduzirá a tripulação até a órbita lunar.

A viagem terá duração de aproximadamente dez dias, nos quais os astronautas farão um sobrevoo ao redor da Lua antes de regressar à Terra.

Esse será o segundo lançamento do programa Artemis. A missão Artemis I, concluída em 2022, enviou a cápsula Orion sem tripulação para uma viagem de cerca de 25 dias em órbita lunar, validando o sistema para os próximos voos.

Já a missão Artemis III, prevista para 2027, tem como objetivo levar astronautas à superfície lunar com apoio do veículo Starship, da SpaceX. A expectativa é que o programa Artemis abra caminho para uma presença humana sustentável na Lua e futuras viagens a Marte.

Leia mais: 

VÍDEO | A LUA ESTÁ ENFERRUJANDO?

Leia a matéria no Canaltech.