Elon Musk começou a programar ainda criança, desenvolvendo e vendendo seu primeiro jogo de computador quando tinha cerca de 12 anos. Desde então, linguagens como Python, C++, Java e Rust são usadas nas empresas que ele lidera, como Tesla, SpaceX e xAI, em sistemas que vão do software embarcado ao desenvolvimento de inteligência artificial.
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Elon Musk e a programação desde a infância
Elon Musk teve seu primeiro contato com programação ainda aos 10 anos, quando aprendeu BASIC com manuais de computador no Commodore VIC-20. Aos 12, desenvolveu sozinho um jogo chamado Blastar — um simples game de tiro espacial — e vendeu o código por US$ 500 para a revista PC and Office Technology. Musk considera essa experiência o início de sua conexão entre tecnologia e empreendedorismo.
Mais tarde, em 1995, Musk fundou junto com o irmão Kimbal a Zip2, uma empresa de software que oferecia guias de cidades para jornais impressos. Nos primeiros meses, Musk escreveu boa parte do código da plataforma, o que contribuiu para o sucesso da startup vendida em 1999 por cerca de US$ 307 milhões.
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No ano seguinte, Musk cofundou o banco online X.com, que viria a se tornar o PayPal após uma fusão. A expertise técnica no desenvolvimento dessas plataformas marcou o início da fortuna que ele construiu, ainda que hoje Musk esteja mais focado em papéis executivos e estratégicos do que em codificação direta.
Musk ainda escreve código?
Embora não seja um programador ativo do dia a dia, Musk demonstra interesse e mantém contato com programação. Em 2022, publicou no X (antigo Twitter): “Meu título é Technoking, mas ainda escrevo código às vezes”. Também ressaltou a importância do conhecimento em programação para o futuro, afirmando: “Pessoas que entendem código estarão em alta”.
Ele disse ainda que no início de projetos costuma se envolver mais diretamente, o que ajuda a formar o modelo mental necessário para liderar times técnicos.
As linguagens usadas em suas empresas
Veja quais são as linguagens de programação utilizadas em cada uma das principais empresas de Elon Musk:
Tesla
A Tesla combina várias linguagens para diferentes sistemas. O controle dos veículos elétricos, incluindo software embarcado que gerencia desde a bateria até a direção assistida, é desenvolvido principalmente em C++. Já os sistemas de inteligência artificial para o piloto automático e Full Self-Driving usam Python, que facilita o desenvolvimento rápido e prototipagem de algoritmos complexos de machine learning. Além disso, o sistema de infoentretenimento utiliza Java e JavaScript para interfaces e funcionalidades do carro.
SpaceX
Nos foguetes e naves espaciais da SpaceX, a prioridade é software confiável, de baixo nível e alto desempenho. Por isso, C e C++ são as linguagens predominantes para sistemas embarcados e controle de voo. Python também é usado para simulações, automação, análise e testes, além de ferramentas de suporte. Vagas da empresa costumam listar C, C++ e Python como requisitos essenciais para engenheiros de software.
xAI
Fundada em 2023 para atuar no campo da inteligência artificial, a xAI utiliza principalmente Python para o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, aproveitando frameworks como PyTorch. Em repositórios públicos vinculados ao Grok, chatbot da empresa, há uso de JavaScript e TypeScript para interfaces web. A empresa também requer conhecimento em C++ e Rust, linguagens valorizadas por sua eficiência e segurança, especialmente em sistemas que demandam alta performance.
Neuralink e Boring Company
Embora menos comentadas publicamente, essas empresas também adotam linguagens modernas. Neuralink, focada em interfaces cérebro-máquina, utiliza Python para pesquisa e prototipagem, além de Rust em componentes que exigem desempenho e segurança. Boring Company, dedicada a obras de infraestrutura subterrânea, incorpora diversas tecnologias de software, incluindo linguagens para automação e controle, mas detalhes específicos não são amplamente divulgados.
A visão de Musk sobre programação
Em entrevistas e redes sociais, Musk sempre destaca a importância de dominar a programação para quem deseja construir tecnologia de ponta. Ele recomenda que líderes e engenheiros técnicos conheçam profundamente o código por trás dos produtos, pois isso permite tomar decisões mais embasadas e identificar problemas rapidamente.
Em 2016, na conferência da Y Combinator, Musk afirmou: “Se você quer construir uma empresa de tecnologia, precisa entender o produto em nível técnico. Caso contrário, estará apenas gerenciando números.”
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