As pessoas sonham colorido ou em preto e branco? Em artigo para o The Conversation, a professora Kimberly Fenn, do curso de Psicologia da Michigan State University, menciona que a resposta pode variar de acordo com a idade, a experiência visual e até a forma como nossa memória funciona.
- Pesadelos estão misteriosamente ligados a doenças autoimunes
- Aparelho com IA grava e transforma seus sonhos em vídeo; veja como funciona
Enquanto dormimos, o cérebro cria narrativas. A amígdala, responsável pelo processamento das emoções, fica bastante ativa durante o sono REM (movimento rápido dos olhos). Já o córtex frontal, ligado ao raciocínio lógico e ao planejamento, tende a “silenciar”. Isso explica por que nossos sonhos frequentemente saltam de uma cena estranha para outra sem muito sentido lógico.
É nesse estágio do sono REM que os sonhos são mais intensos. Os cientistas identificam esse momento por meio de eletroencefalogramas, que registram a atividade elétrica do cérebro, e pelos movimentos rápidos dos olhos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Sonhamos em cores ou em preto e branco?
Segundo o artigo, cerca de 70% a 80% das pessoas relatam sonhar em cores. No entanto, essa porcentagem pode ser ainda maior, já que o único método de investigação é perguntar diretamente aos sonhadores após acordá-los no laboratório.
Curiosamente, a idade influencia nesse relato. Pessoas mais velhas costumam lembrar de sonhos em preto e branco, possivelmente porque cresceram assistindo a filmes e programas de TV sem cores. Isso sugere que nossas experiências visuais moldam a forma como lembramos dos sonhos.

Sonhos são experiências multissensoriais
Embora a visão seja o sentido mais lembrado, os sonhos também envolvem sons, cheiros, sabores e sensações táteis. Você pode sonhar que está em um parque de diversões e ouvir músicas, sentir o cheiro de comidas típicas e até experimentar sabores.
Mas e as pessoas cegas? Aqueles que perderam a visão após os 5 anos de idade costumam ter imagens visuais em seus sonhos. Já os cegos congênitos sonham sem imagens, mas com experiências ricas em sons, toques e cheiros.
Como lembrar dos sonhos
As dicas da psicóloga para lembrar dos sonhos envolvem:
- Manter um caderno e uma caneta ao lado da cama para anotar assim que acordar.
- Evitar o celular imediatamente ao despertar, pois distrações podem apagar as memórias rapidamente.
- Praticar o hábito diariamente, já que treinar o cérebro aumenta a capacidade de recordar detalhes.
A maioria das pessoas sonha em cores, mas fatores como idade, experiências visuais e memória influenciam a forma como lembramos dessas histórias noturnas.
Leia também:
- Consciência entra em dimensões alternativas durante o sonho, acredita cientista
- O cérebro tenta “prever o futuro” enquanto você dorme
VÍDEO | CAIXA DE SOM PARA DORMIR | Produtinhos
Leia a matéria no Canaltech.