A atual geração de processadores da AMD, Ryzen 9000, baseado em Zen 5 já têm um ano de mercado, após um leve adiamento na época. Historicamente, o Time Vermelho não lança uma nova arquitetura por ano e, ao que tudo indica, a Zen 6 está perto de ser revelado. Algumas fabricantes de placa-mãe, como ASUS e ASRock, já divulgaram suporte às CPUs com a nova arquitetura.
- 3 melhores processadores da AMD para jogos em 2025
- Principais características da arquitetura das CPUs AMD Ryzen
Essa revelação vem através de materiais sobre suporte de tecnologias das placas com chipset B850 de ambas as empresas. Esse suporte específico fala sobre a capacidade dessas placas-mãe de receberem processadores baseados em Zen 6. Até o momento, não se sabe de outra marca oferecendo esse tipo de suporte.
B650 descontinuadas darão suporte aos novos Ryzen?
As placas da série 800 da AMD chegaram depois do lançamento do Ryzen 9000. As primeiras foram os modelos topo de linha (X870), com os chipsets intermediários B850 e B840 chegando no começo de 2025. A falta de urgência no lançamento dessas placas se dá pela capacidade da geração anterior (série 600) de ainda receberem os novos processadores.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Support Zen6 pic.twitter.com/vuCCw4z0Bs
— Ruby_Rapids (@RubyRapids) October 10, 2025
E falando nessa série, a AMD já anunciou a descontinuação do chipset B650, que é o intermediário e o melhor custo-benefício para os processadores Ryzen 7000, 8000 e 9000, com alguns modelos custando algo próximo de R$ 1.000 atualmente no Brasil. Já as B850 mais baratas têm preço médio acima de R$ 1.500. A indagação que fica é: as B650 receberão os novos Ryzen? Dado o histórico da AMD, esperamos que sim.
Os últimos rumores sobre os processadores baseados em Zen 6 indicam uma mudança importante na construção dos novos Ryzen. Pela primeira vez, as novas CPUs da AMD podem ter uma quantidade maior de núcleos, graças ao aumento deles por CCD (Core Complex Die). Isso significa que os modelos topo de linha podem ser equipados com até 24 núcleos e 48 threads.
Essa mudança é significativa, já que desde a primeira geração de processadores Ryzen, a AMD pratica a mesma quantidade de núcleos. Todos os Ryzen 5 contam com 6 núcleos e todos os Ryzen 7 têm 8 núcleos. Já os Ryzen 9 são divididos entre SKUs com 12 e 16 núcleos, sendo essa a configuração máxima até o momento com os Ryzen 9 x950X.
asrock also claimed zen6 support on current b850 (4dimm).
bilibili asrock cnhttps://t.co/stDoeE3fXudear gigabyte,
hi, where are you?
best regards,
user of b850m force wifi6e rev1.0 pic.twitter.com/IFXvxXv5gj— UNIKO’s Hardware 🌏 (@unikoshardware) October 10, 2025
Veja mais do CTUP:
-
Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 5?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 7?
- Quando vale a pena comprar um processador AMD Ryzen 9?
Leia a matéria no Canaltech.