A tendência de esconder conectores de placas-mãe na parte de trás está crescendo. Agora, a ASUS lançou a ROG Crosshair X870E Hero BTF, modelo topo de linha para o socket AMD AM5 e CPUs Ryzen 7000, 8000 e 9000, oferecendo o que existe de melhor e mais: a possibilidade de deixar os cabos escondidos, já que as conexões ficam na parte de trás da placa.
- 16 GB de RAM ainda são suficientes para um PC gamer?
- Ainda vale a pena ter uma placa de vídeo de 8 GB para jogar?
O grande destaque do modelo BTF é sua abordagem de conectores ocultos, já que, tirando isso, o modelo é igual ao ROG Crosshair X870e Hero Black. Quase todas as conexões, desde os conectores de energia até os headers USB e de ventoinhas, foram movidas para a parte de trás da placa. O resultado é um visual incrivelmente limpo e organizado na parte frontal, permitindo que os componentes principais, como a placa de vídeo e os dissipadores de calor, brilhem sem a distração dos cabos.
É importante ressaltar que essa mudança não é apenas estética. Com menos cabos obstruindo o fluxo de ar na parte principal do gabinete, a refrigeração dos componentes é otimizada, garantindo temperaturas mais baixas para a placa de vídeo, processador e SSDs.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
ROG Crosshair X870E Hero BTF vai além das aparências
Além do design, a ROG Crosshair X870E Hero BTF é uma verdadeira potência. A placa conta com um sistema de alimentação de 22 fases de energia, pronta para extrair o máximo dos processadores AMD e suportar overclocks extremos. Ela também está preparada para o futuro das placas de vídeo, com um slot especial de alta potência que pode fornecer até 600W diretamente pela placa-mãe para GPUs BTF da ASUS compatíveis, eliminando a necessidade de cabos de alimentação adicionais.







Principais especificações
- Chipset: AMD X870E
- Socket: AMD AM5
- Design: BTF (Back-to-the-Future) com conectores na parte traseira
- Fases de Energia: 18+2+2 fases (18 para o Vcore, 2 para o SOC e 2 para o MISC)
- Memória: Suporte para até 256 GB de memória DDR5 com velocidades de até 8600 MT/s (OC)
- Slots de Expansão: 1x PCIe 5.0 x16 reforçado e preparado para placas de vídeo BTF
- Armazenamento: 5 slots M.2, 3 PCIe 5.0 x4 e 2 PCIe 4.0 x4, todos com dissipadores Q-Release para instalação sem ferramentas
- Conectividade de Rede: Wi-Fi 7 + Bluetooth 5.4, porta LAN de 5 GbE (Realtek) e porta LAN de 2.5 GbE (Intel)
- Portas USB: 2 portas USB4 (40 Gbps), 2 portas USB 3.2 Gen 2×2 (20 Gbps) e múltiplas portas USB 3.2 de 10 Gbps
- Áudio: Realtek ALC4082 e um ESS ES9219 Quad DAC
- Recursos para Overclock: Ferramentas avançadas como Dynamic OC Switcher, Core Flex e um gerador de clock integrado para ajustes finos
Por enquanto, não existe qualquer informação sobre lançamento e preço. Considerando que a versão que serve como base para esse modelo custa mais de R$ 6.000, podemos esperar algo realmente caro no Brasil.
Veja mais do CTUP:
- Quando vale a pena comprar uma placa de vídeo GeForce RTX xx70?
- Quando vale a pena comprar um notebook gamer com 32 GB de RAM?
- Review Alienware Aurora 2025 | Alto desempenho em games e criação de conteúdo
Leia a matéria no Canaltech.