Aumento de preços do Xbox não tem a ver com tarifas, afirma ex-Blizzard

Tecnologia

Na última sexta-feira (19), a Microsoft anunciou discretamente que estava aumentando os preços do Xbox Series X|S nos Estados Unidos. Este foi o segundo aumento sofrido pelo hardware do Xbox em 2025, justificado devido a “mudanças no ambiente macroeconômico”. As tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, são comumente citadas como um dos principais motivos para o aumento de preços dos consoles, mas, desta vez, o motivo seria diferente, segundo um ex-executivo da Blizzard.

“Aumentos no preço dos consoles não são questões de tarifas, são questões de lucro. E a razão pela qual os lucros não estão onde deveriam estar é uma questão muito, muito mais profunda do que a desculpa das tarifas”, afirmou o ex-presidente da Blizzard, Mike Ybarra, em uma publicação no X (antigo Twitter).

Para Ybarra, as tarifas dos EUA estão sendo usadas como desculpa, visto que houve dois aumentos nos preços dos consoles Xbox no ano, enquanto as tarifas foram elevadas apenas uma vez. “[As tarifas são] Uma desculpa para continuar aumentando os preços, sem nenhum novo aumento nas tarifas, é simplesmente um problema diferente, e eles farão os consumidores continuarem a pagar por esses problemas”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O ex-presidente da Blizzard não explicou qual seria esse outro problema, mas é possível especular alguns cenários. O foco da Microsoft claramente mudou nos últimos tempos, saindo do modelo tradicional de fabricantes de consoles para apostar em serviços e em uma estratégia multiplataforma. A empresa, então, estaria repassando o prejuízo de hardware para os consumidores.

Embora seja possível especular mais a fundo sobre o aumento de preços do Xbox Series, o verdadeiro motivo provavelmente não será revelado oficialmente.

O jornalista do Washington Post, Gene Park, observou que outros dispositivos, como os novos iPhones da Apple, mantiveram o mesmo preço (com exceção das versões Pro), enquanto os consoles de videogame continuam ficando mais caros, mesmo com uma tecnologia consideravelmente mais antiga.

Para o diretor de pesquisa e insights da Niko Partners, Daniel Ahmad, isso acontece justamente porque “Trump isentou certas peças de smartphones e computadores de tarifas recíprocas”. O entrave é que o governo dos Estados Unidos não considera um console como computador e, por isso, o classifica como “uma categoria separada e sujeita a tarifas integrais”.

PlayStation, Xbox e Nintendo Switch estão virando luxo?

Uma pesquisa do site Ars Technica apontou que a geração do PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch é a primeira em que os preços não caíram. Mesmo considerando a inflação, os consoles de videogame estão ficando mais caros do que no lançamento, algo inédito para a indústria.

Preços de consoles da atual geração seguem subindo (Divulgação/Nintendo, Sony, Microsoft)

Segundo o portal, vários fatores contribuíram para o aumento dos preços, incluindo a alta da inflação norte-americana nos últimos anos, a escassez de semicondutores durante a pandemia e a política tarifária imposta pelos EUA.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ainda vale a pena comprar um console?

Leia a matéria no Canaltech.