Autenticidade e influência: Canaltech e Magalu destacam o poder do conteúdo

Tecnologia

Produzir conteúdo autêntico e legítimo se torna uma estratégia cada vez mais relevante para empresas alcançarem seus objetivos de venda e impacto. No painel “Portais de conteúdo e influenciadores: narrativa que convence”, da Expo Magalu 2025, os especialistas Leonardo Ramos, gerente comercial do Canaltech, e Kaio Caldas, gerente do Influenciador Magalu, destacaram a importância comercial dos criadores de conteúdo para criar conexão com a audiência.  

A conversa mediada pela diretora geral do Magalu Ads, Celia Goldstein, aconteceu no segundo e último dia do evento, nesta quinta-feira (21), no Distrito Anhembi, em São Paulo. Os convidados também comentaram sobre a influência do conteúdo na ascensão do retail media e deram dicas de como trabalhar estrategicamente o marketing de influência.

Liberdade em criar conteúdo como diferencial

Durante o painel, o gerente do Canaltech explicou como o papel do influenciador se tornou central na empresa e norteou a produção de conteúdo que vai para as redes sociais e para o Youtube. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“O Canaltech não é só uma marca, só mais um CNPJ, são pessoas, rostos reais, opiniões verdadeiras”, afirmou Leo Ramos. 

Segundo ele, garantir autenticidade, veracidade e, principalmente, liberdade nos conteúdos é fundamental para a credibilidade e a transparência com os seguidores.

“E seguimos [esses requisitos] em dois tipos de conteúdo. O Canaltech marca é um conteúdo textual de tecnologia, de especificação técnica, que os nossos influenciadores transformam em usos reais”, pontuou sobre a conexão do fluxo de produção entre site, podcast, redes sociais e comercial com o CT Ofertas.

Leo Ramos Canaltech Expo Magalu
Leonardo Ramos, gerente comercial do Canaltech, falou sobre as estratégias para criar conteúdos em diversas frentes e plataformas. (Imagem: Elisa Fontes/Canaltech)

Kaio Caldas também destacou a liberdade na comunicação como premissa para que o conteúdo tenha mais valor. “Podar o influenciador dando um briefing muito específico do que ele precisa entregar, é matar a estratégia”, afirmou. Para ele, a construção do conteúdo precisa envolver a linguagem do influenciador. 

Relacionamento e construção com a marca 

Outro ponto importante do processo de venda de conteúdo de marca é o relacionamento. Leo Ramos comenta que o contato com a empresa interessada em divulgar produtos ou serviços no Canaltech é feito de forma guiada para garantir que a marca consiga encontrar o conteúdo ideal para o seu objetivo.

Se for divulgar o produto de uma forma mais técnica, o conteúdo seria texto, mas se a ideia é dar mais autoridade para uma marca, uma entrevista com um executivo seria a saída, afirma o gerente comercial.

O papel dos criadores e influenciadores no retail media

Dentro das plataformas do varejo, a presença do conteúdo em vídeo tende a ganhar cada vez mais espaço. A exemplo disso, o Magalu anunciou que o seu aplicativo contará com uma aba exclusiva de vídeos que podem ser feitos tanto por sellers, como também influenciadores ou criadores de conteúdo.

A dica dada pelo gerente do Influenciador Magalu vai no mesmo sentido. “Usem o formato de anúncio de vídeo porque é a forma nativa do cliente se comunicar”, indicou. 

Leo Ramos complementou falando sobre a humanização do conteúdo. “É colocar um ‘rosto’ no texto, colocar um rosto no que você está gravando, ainda mais no advento da inteligência artificial, levar e traduzir o seu conteúdo hoje com humanização é o ponto principal para os portais de conteúdo a partir de agora”, afirmou. 

Por outro lado, o gerente do Canaltech lembrou que os influenciadores devem ter compromisso de entregar conteúdo verídico e responsável.

Confira outros conteúdos sobre o Expo Magalu:

Leia a matéria no Canaltech.