AWS lança plataforma de IA para resolver apagões nos serviços

Tecnologia
Resumo
  • AWS lançou o DevOps Agent, uma plataforma de IA para investigar e resolver interrupções em serviços digitais.
  • O DevOps Agent analisa incidentes usando dados de monitoramento de parceiros e sugere soluções automáticas.
  • A ferramenta está em fase de testes e visa reduzir o tempo de análise manual em falhas.

A AWS, serviço de nuvem da Amazon, anunciou nesta terça-feira (02/12) uma nova plataforma baseada em inteligência artificial para antecipar, investigar e ajudar empresas a resolver interrupções em seus serviços digitais.

A ferramenta, chamada DevOps Agent, combina modelos de IA da própria Amazon e de outros fornecedores para analisar incidentes técnicos a partir de dados de monitoramento de parceiros como Datadog e Dynatrace. O objetivo é diminuir a dependência de longas análises manuais em momentos de falha.

Segundo a AWS, a solução já está disponível para testes e será comercializada posteriormente. A novidade chega cerca de um mês depois de uma pane no sistema ter deixado vários sites e serviços fora do ar.

Como a ferramenta funciona?

O DevOps Agent usa agentes especializados para levantar hipóteses sobre a origem de um problema e propor caminhos de solução. Em vez de aguardar que o profissional de plantão comece a investigar, o sistema distribui automaticamente tarefas entre seus agentes internos.

À CNBC, o vice-presidente de IA agente da AWS, Swami Sivasubramanian, explicou que o sistema deve fornecer um relatório de incidente com uma “investigação preliminar” assim que um membro da equipe de operações entrar em contato, sugerindo uma solução.

A plataforma deve agir como um assistente avançado, executando o trabalho inicial de triagem: identifica anomalias, cruza sinais vindos de diferentes ferramentas e prepara um relatório com possíveis causas e orientações de correção. Dessa forma, a equipe humana deve retomar o controle com maior clareza do que pode ter motivado a instabilidade.

Um banco na Austrália já testou a solução e indicou ganhos expressivos. Segundo a AWS, o DevOps Agent encontrou a causa de um incidente em menos de 15 minutos — uma atividade que, em situações semelhantes, poderia exigir horas do engenheiro mais experiente.

O lançamento ocorre em um cenário em que grandes provedoras de nuvem buscam incorporar IA em serviços para desenvolvedores. Microsoft e Google, por exemplo, introduziram recursos similares ao longo do ano. A própria AWS já vinha ampliando seu portfólio de automação, incluindo ferramentas de geração de código, como o Kiro, anunciado no meio do ano.

AWS lança plataforma de IA para resolver apagões nos serviços