
A Turn 10 Studios confirmou nesta quarta-feira (17) que Forza Motorsport não receberá novos conteúdos a partir das próximas atualizações. De acordo com a desenvolvedora, os servidores continuarão online, mas o público não receberá novos carros, pistas, recursos ou correções no futuro.
O time de desenvolvimento aponta que agora seus esforços estão no seu próximo projeto: Forza Horizon 6, que está previsto para chegar ao Xbox e computadores em 2026. A versão para PlayStation 5 está prevista para uma data posterior, ainda sem data estabelecida.
“Conforme nossa equipe muda de foco para entregar a melhor experiência possível com Forza Horizon 6 no próximo ano, não planejamos incluir novos carros, pistas, recursos ou correções de bugs em Forza Motorsport”, afirmam em comunicado oficial.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A decisão reflete as demissões em massa impostas pela Microsoft durante 2025. Ou seja, com o time reduzido, eles não podem se dividir entre o antecessor, que amargou críticas do público e da mídia especializada, e o novo capítulo da sua linha mais popular.
Forza Motorsport foi produzido como um reboot da versão original, lançada no primeiro Xbox em 2005. A versão chegou em 2023 e tinha um longo caminho, provavelmente com um planejamento para trazer mais conteúdo durante muitos anos.
Por não conquistar os fãs, ele passou a ter menos destaque e nem sequer recebeu uma versão para o PlayStation 5 — o que foi alcançado por Forza Horizon 5, lançado antes dele e que continua como um grande sucesso.
Servidores de Forza Motorsport continuam online
A Turn 10 Studios também afirma que as atividades em rede de Forza Motorsport seguirão ativas, assim como os jogadores poderão continuar a jogar seus modos multiplayer normalmente.
“Nós continuaremos a oferecer suporte ao jogo através dos servidores online ativos, com eventos especiais e competições, além de reintroduzir as Featured Tours e carros de recompensa de forma mensal, até que todo o conteúdo esteja disponível para que curtam a qualquer momento”, revela o estúdio.
A grande dúvida é “até quando” a Microsoft e a Turn 10 Studios vão manter os servidores online. Enquanto eles não são conhecidos por desativar os recursos de jogos arbitrariamente, a tendência da indústria de jogos é desligar os modos multiplayer o quanto antes para evitar custos e prejuízos.
Turn 10 Studios virou secundária
Enquanto nos “bons e velhos tempos” a Turn 10 Studios era vista como a desenvolvedora principal, com a linha principal Forza Motorsport em suas mãos, as coisas mudaram bastante recentemente.

Agora ela foi redirecionada para apoiar a Playground Games em Forza Horizon 6, que no passado era apenas uma versão derivada da franquia e se tornou imensamente popular entre os fãs.
De acordo com o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, em uma entrevista para a revista Famitsu em outubro, isso não quer dizer que não veremos outro jogo da série principal futuramente. Para o executivo, tudo é questão de prioridades.
“Assim como foi para Forza Motorsport, nós às vezes temos de mudar o foco para os jogos que serão lançados antes. Eu compreendo que muitos reagiram quando o time da Turn 10 Studios foi reduzido. Também nos preocupamos, há muitos títulos que gostaríamos de apoiar com carinho, mas às vezes temos de dar ao time de desenvolvimento um tempo maior para que eles não produzam sob pressão”, revelou Spencer.
Ex-funcionários da desenvolvedora apontam que as demissões atingiram cerca de 120 pessoas que trabalhavam diretamente no título. Um dos antigos membros da equipe postou “um dia muito triste para um dos melhores jogos de corrida nos videogames. Eu amava todos dali”.
Criado para ser um rival da franquia Gran Turismo, exclusiva dos consoles PlayStation, Forza Motorsport recebeu 7 jogos e esteve presente em todas as gerações do Xbox. Agora, o seu futuro é incerto e com o time reduzido é muito difícil que algum projeto grande seja apresentado nos próximos anos.
Leia também no Canaltech:
- Gears of War: E-Day chegará a tempo dos 25 anos do Xbox; veja quando
- Hollow Knight: Silksong vende 7 milhões de cópias; expansão chega em 2026
- Será que roda bem? Demo de Final Fantasy VII Remake chega ao Switch 2 e ao Xbox
Leia a matéria no Canaltech.

