Battlefield 6 não contará com Ray Tracing e manterá foco em PCs menos potentes

Tecnologia

Battlefield 6 não contará com Ray Tracing no lançamento. A afirmação parte de Christian Buhl, diretor técnico do estúdio Ripple Effect, em entrevista ao ComicBook publicada na última quinta-feira (28).

Resumindo, o Ray Tracing é uma técnica de renderização complexa de iluminação, reflexos e sombras que permite melhorar a qualidade gráfica dos jogos de forma expressiva. A tecnologia se tornou bastante popular nos últimos tempos, com muitos estúdios a incorporando em seus títulos, como Cyberpunk 2077.

Durante os testes beta de Battlefield 6, no entanto, alguns jogadores perceberam que o shooter não contava com a opção e, aparentemente, não veremos o Ray Tracing tão cedo. A Electronic Arts parece estar priorizando o desempenho técnico, o que faz sentido se levarmos em conta que se trata de um jogo majoritariamente competitivo e que o Ray Tracing exige muito processamento do hardware de PCs e consoles.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Não, não vamos ter Ray Tracing quando o jogo for lançado e também não temos planos para isso em um futuro próximo”, afirmou Buhl, revelando que Battlefield 6 não contará com o recurso nem mesmo no lançamento.

Battlefield 6 chega no dia 10 de outubro de 2025 (Divulgação/Electronic Arts)

“Isso aconteceu porque quisemos focar no desempenho. Queríamos garantir que todo o nosso esforço estivesse voltado para tornar o jogo o mais otimizado possível para as configurações e usuários padrão. Então, tomamos a decisão relativamente cedo de simplesmente não implementar o Ray Tracing e, novamente, foi principalmente para que pudéssemos garantir o desempenho para todos os outros”, afirmou o diretor técnico.

Foco de Battlefield 6 é nas especificações mínimas

Em outra entrevista, desta vez para a Eurogamer, Christian Buhl afirmou que um número substancial de jogadores testou o beta de Battlefield 6 nos requisitos mínimos ou perto deles no PC.

O diretor revelou que o foco da EA está nas recomendações mínimas, já que a empresa pretende, com isso, capturar um público mais amplo no PC. “A especificação mínima é certamente uma das mais importantes para nós […] é extremamente importante tanto do ponto de vista comercial quanto de negócios — queremos o máximo de pessoas possível jogando o jogo”, afirmou Buhl.

Battlefield 6 chega em 10 de outubro de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.