
Resumo
- Google Maps atualizou as informações sobre Belém, capital do Pará, para a COP30, que começa em 10 de novembro.
- Parque da Cidade, epicentro da conferência climática, foi mapeado com estruturas e rotas para pedestres.
- O Google também reforçou a disponibilidade de rotas sustentáveis, que calculam trajetos com menor consumo de combustível.
A 14 dias do início da COP30, o Google anunciou uma série de atualizações no Maps focadas em Belém, capital do Pará e cidade que sediará o evento. Entre as novidades desta segunda-feira (27/10), estão novas imagens de satélite e do Street View, além de um mapeamento interno detalhado do Parque da Cidade, principal local da conferência climática.
A atualização visa facilitar a navegação tanto para moradores quanto para visitantes, conforme a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança e Clima se aproxima. Para isso, foram renovadas as imagens do Street View em mais de 420 km de ruas da cidade e as imagens de satélite de alta resolução de toda a região metropolitana.

Parque da Cidade ganha detalhes internos
O Parque da Cidade agora conta com um mapa interno detalhado no Google Maps. Fruto de uma colaboração com a Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), do governo federal, o mapa inclui pontos de interesse estruturas como banheiros e salas de reunião, além de rotas internas para pedestres.
A recém-inaugurada Ponte Icoaraci/Outeiro, que liga o Porto de Outeiro ao Parque da Cidade, também já aparece funcional no mapa. “Nosso trabalho em Belém […] incluiu informação crítica e dinâmica como trânsito, transporte e detalhes de localização da infraestrutura em colaboração com este que é um megaevento”, afirmou o gerente de parcerias do Google Maps na América Latina, João Frigatto.

Rotas sustentáveis
O Google destaca a integração de informações de transporte público em tempo real, resultado de uma parceria com a plataforma de mobilidade Bus2 e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). O Maps agora exibe rotas, horários e tarifas dos ônibus da cidade.
A empresa reforçou ainda a disponibilidade de recursos como rotas sustentáveis, que calculam trajetos com menor consumo de combustível. Para ativar o recurso em qualquer viagem, basta ir às configurações do aplicativo e, na parte de Navegação, ativar a opção de trajeto “Preferir trajetos econômicos”.

