A Nintendo sempre esteve muito presente no mercado brasileiro de jogos e reforça seu compromisso com o público em grandes eventos, como na BGS 2025. Na última quinta-feira (9), o Canaltech entrevistou a representante da companhia, Pilar Pueblita.
- Ainda vale a pena comprar um Nintendo Switch?
- Super Mario completa 40 anos: 13 curiosidades e marcos da história do game
Na ocasião, ela nos falou sobre a importância de estarem alinhados com as expectativas do público e revelou que a companhia quer recuperar o tempo perdido depois de sua saída do Brasil em 2015.
“Este é um dos maiores eventos da América Latina para a indústria gaming e estamos aqui. E o que fazemos é estarmos perto dos consumidores brasileiros, com os fãs da Nintendo no Brasil”, afirma Pueblita.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Big N busca oportunidades de se reaproximar do público, com ações em diversos momentos de sua trajetória. Se a BGS 2025 marcou o primeiro evento público que trouxe o Nintendo Switch 2 ao país, também reforça que não foi a única razão para celebrarem neste ano.
“Participamos de eventos diferentes aqui no Brasil. Estivemos também na gamescom latam em maio, com nosso estande e uma bela forma de dizer ‘muito obrigado’ à geração Nintendo Switch — porque foi logo antes do lançamento do novo videogame”, revela a representante da Big N.

Recentemente a companhia também anunciou o Nintendo Mall Tour América Latina, uma iniciativa em que leva diversas experiências com seus jogos e consoles para dentro de shopping nos países que integram a região.
Claro, o Brasil não poderia ficar de fora e eles trarão as atividades para algumas cidades de todo o país — que também inclui municípios fora do eixo Rio-São Paulo.
“Ela ocorrerá em 5 cidades no Brasil (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Maceió e São Paulo). A comunidade, fãs da Nintendo e jogadores, não apenas de SP ou RJ, pode nos encontrar em outras 3 cidades do país. Esta é a forma como buscamos nos aproximar de todos”, reforça Pilar Pueblita.
Nintendo e localização de jogos
Outro aspecto importante é que a Nintendo honrou seu compromisso e trouxe vários de seus jogos localizados em português brasileiro nos últimos anos. De Super Mario Wonder a Donkey Kong Bananza, vários games vieram legendados e com os menus traduzidos.
Para Pilar Pueblita, este tipo de trabalho também ajuda a Nintendo a alcançar o coração do público conforme os novos jogos são lançados — tanto para o primeiro Switch quanto para o Switch 2.
“Outro caminho importante para mostrar que queremos estar próximos aos fãs do Brasil é com a localização dos jogos. Alguns de nossos títulos, basicamente a maioria dos títulos lançados no Nintendo Switch 2 até hoje, chegam em português brasileiro”, afirma a representante.
E ela promete que o suporte não vai parar por aí. Mais games chegarão em nosso idioma nos próximos meses, com uma apresentação digna para o público do Brasil.
“Isto também vale para alguns dos jogos que traremos para 2025. Vou citar dois, Kirby Air Riders que chegará em novembro e o maior deste 2º semestre: Metroid Prime 4: Beyond, que estará disponível em dezembro. Ambos receberão localização”, reforça Pilar Pueblita.
No entanto, este mesmo tratamento não é visto em Pokémon Legends Z-A — o mais recente lançamento da Nintendo. Porém, de acordo com a representante, esta questão envolve outros parceiros da companhia.
“Esta é uma questão que vocês devem fazer para o time da The Pokémon Company. Eles já mencionaram que planejam expandir a localização para diferentes línguas, mas o que acontece para não trazerem em português brasileiro deve ser perguntado diretamente a eles”, aponta Pueblita.

Entre os 14 jogos disponíveis no estande da Nintendo na BGS 2025 para o público jogar, 13 estavam localizados em nossa linguagem. Porém, nenhum deles era Pokémon Legends Z-A, que estava presente de forma tímida (apenas com um vídeo) na área de Pokémon: Experiência Mega Evolução.
Nintendo Switch 2 em estoque
O Nintendo Switch 2 teve um lançamento movimentado e as reposições de estoque demoraram por algum tempo. Com a chegada da Black Friday e das festas de fim de ano, eles planejam manter o videogame nas prateleiras das principais lojas do Brasil.
Para Pilar Pueblita, a parceria que existe entre a Big N e a Solutions 2 Go busca evitar que o console híbrido falte para o público no Brasil.
“Estamos trabalhando muito próximos à Solutions 2 Go, que distribui o produto aqui no país, em busca de manter o estoque sempre ativo”, diz a representante.
Com a expectativa de grandes vendas no último trimestre de 2025, eles reforçam a sua presença no mercado nacional e dizem que vamos ver o Nintendo Switch 2 nas lojas.
“O que estamos fazendo é trazer o produto ao Brasil. E é algo que queremos reforçar no início das festas de fim de ano, que vai da Black Friday ao Natal”, afirma Pueblita.
A Nintendo Brasil pela primeira vez desde o seu retorno produziu um comercial com atores brasileiros! A campanha foi chamada de Herança de Família e coloca pais, filhos e avôs criando memórias enquanto jogam Nintendo Switch. pic.twitter.com/gk4TZmfsXK
— Daniel #OfertasNintendo Reenlsober 👾 (@danielreen) October 9, 2025
Apesar do novo videogame ser muito importante, ela também diz que é um excelente período para quem busca o seu antecessor. De acordo com suas informações, o primeiro Nintendo Switch ainda traz grandes oportunidades.
“Teremos o Nintendo Switch 2, com o bundle de Mario Kart World, mas no Brasil também temos o Nintendo Switch OLED com 3 meses da assinatura online e o jogo digital de Super Mario Bros. Wonder para todos ainda buscam o anterior. Esta é uma oportunidade de buscar o grande catálogo de títulos que ele tem”, diz a representante da Big N.
Com mais de 150 milhões de unidades vendidas, o console continua a vender como água e até cativar os jogadores de formas diferentes do novo. Vale notar a tendência do público migrar de Mario Kart World para Mario Kart 8 Deluxe — o que surpreendeu bastante o mercado.
De acordo com Pilar Pueblita, ele ainda tem forças e continuará recebendo suporte por um longo tempo: seja para seu sistema ou com o lançamento de jogos para a plataforma.
“O Nintendo Switch continua em alta aqui e eles estarão amplamente disponíveis, assim como os jogos físicos. Temos planos de lançar os cartuchos de nossos próximos títulos, como Pokémon Legends Z-A. Ele terá uma edição física lançada no Brasil”, aponta a representante.
Porém, ela finaliza com a mensagem de que Pokémon Legends Z-A não será o último que veremos em 2025. Mais títulos virão ao Brasil com versões físicas.
“Para o lançamento de Metroid Prime 4: Beyond, traremos duas versões. A de Nintendo Switch e de Nintendo Switch 2. Isto é o que planejamos para as lojas brasileiras. E é algo que recomendo que vá atrás”, diz Pueblita.
Leia também no Canaltech:
- 10 franquias que deviam voltar no Switch 2
- 6 decisões mais polêmicas da história da Nintendo
- 10 características que poderiam ser melhores no Nintendo Switch 2
Leia a matéria no Canaltech.