BioShock 4 morreu? Jogo deve chegar somente depois de 2026

Tecnologia

A desenvolvedora por trás do próximo BioShock, a Cloud Chamber, demitiu quase um terço de sua força de trabalho. A informação vem de fontes ligadas ao jornalista do setor de games, Jason Schreier, que afirmou que pelo menos 80 dos 250 desenvolvedores do estúdio foram demitidos pela Take-Two Interactive na última terça-feira (19).

Além da nova rodada de demissões, o próximo BioShock também foi adiado. A previsão original era de que BioShock 4 chegaria entre o fim de 2026 e o início de 2027, mas agora podemos esperar um pouco mais para pôr as mãos no FPS narrativo.

A 2K Games, divisão da Take-Two Interactive, confirmou as demissões e o adiamento, apesar de não divulgar quantas pessoas foram afetadas pelo corte na Cloud Chamber.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em um e-mail interno, o presidente da 2K Games, David Ismailer, revelou que certos pontos centrais do novo BioShock precisavam ser retrabalhados e que a equipe precisava de mais tempo de produção para melhorar a experiência.

Próximo BioShock foi adiado internamente (Divulgação/Take-Two)

“Embora estejamos empolgados com os elementos fundamentais de jogabilidade do projeto, tomamos a decisão, junto com a liderança do estúdio, de retrabalhar certos aspectos que são centrais para um jogo BioShock. Para isso, estamos reduzindo o tamanho da equipe de desenvolvimento para focar nesse trabalho e dar ao jogo mais tempo de produção”, afirmou Ismailer.

BioShock 4 está há mais de 10 anos em desenvolvimento

O novo adiamento prolonga ainda mais o desenvolvimento de BioShock 4, que já é considerado um dos mais longos da indústria dos games, de acordo com o jornalista. O projeto está em produção há mais de 10 anos, desde o lançamento de BioShock Infinite, e já passou pelas mãos da Certain Affinity antes de ser assumido pela Cloud Chamber.

Desde então, o título vem passando por reformulações frequentes e ainda não conseguiu agradar plenamente os líderes da Take-Two.

Ainda nesta semana, o ex-veterano do Xbox, Rod Fergusson, foi contratado pela 2K Games como novo chefe de estúdio da Cloud Chamber. Fergusson foi responsável por dirigir BioShock Infinite, além de trabalhar em Diablo IV, Overwatch 2 e Gears of War.

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Leia a matéria no Canaltech.