
A sequência de atualizações do Bloco de Notas do Windows 11 deve ganhar mais um capítulo em breve. De acordo com informações do portal Windows Latest, o aplicativo passará a contar com suporte a imagens.
- Não quer IA no Bloco de Notas? Veja como desativar no Windows 11
- Como usar o NotebookLM, o bloco de notas com IA do Google
A possível novidade foi descoberta após uma atualização recente disponibilizada para participantes do programa Windows Insider — que oferece acesso antecipado a novos recursos do sistema operacional da Microsoft.
Ao acessar o Bloco de Notas pela primeira vez após a atualização, é exibida uma aba que apresenta novidades do aplicativo. Nesse local, é possível visualizar um botão de imagem na barra superior de ferramentas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esse botão, no entanto, ainda não está funcionando, nem mesmo para membros do Insider. Ainda assim, o Windows Latest destaca que o suporte a imagens está sendo desenvolvido pela gigante de Redmond e será ativado por padrão, com possibilidade de desativação por meio das configurações do app.
Vale ressaltar que a Microsoft ainda não anunciou oficialmente essa nova ferramenta do Bloco de Notas. Portanto, não há previsão de quando ela deve chegar a um grupo restrito de usuários e, posteriormente, ao público geral.

Ciclo de renovação do Bloco de Notas
Caso a chegada dessa novidade se concretize, será mais um recurso adicionado ao aplicativo da Microsoft em seu “ciclo de renovação”. Desde a descontinuação do tradicional WordPad em 2023, a empresa vem implantando novas funcionalidades ao app de anotações e edição de texto.
Uma das principais novidades anunciadas pela companhia é a possibilidade de inserir tabelas no Bloco de Notas. Ao permitir adicionar ou remover linhas e colunas, o aplicativo oferece novas ferramentas para manter os documentos organizados.
Outros recursos adicionados recentemente pela Microsoft ao Bloco de Notas incluem:
- Formatação de texto com opções como negrito, itálico, títulos, intertítulos e hiperlinks;
- Salvamento automático, que permite fechar uma janela e retomar o trabalho de onde parou;
- Assistente com inteligência artificial (IA), por meio da integração do Copilot ao aplicativo.
Leia também:
- Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
- Windows 11 26H2: tudo sobre a próxima grande atualização do sistema
-
A internet ficou lenta? Windows 11 terá teste de velocidade nativo
Leia a matéria no Canaltech.

