Boston Dynamics e Google retomam parceria para levar IA ao robô Atlas

Tecnologia
Resumo
  • Boston Dynamics e Google DeepMind retomaram parceria para integrar IA ao novo robô Atlas, visando maior interação com o ambiente e seres humanos.
  • O projeto utilizará modelos fundacionais da DeepMind para permitir que o robô perceba o ambiente, raciocine e execute comandos.
  • A nova versão do Atlas, totalmente elétrica, será usada em pesquisas, com foco inicial em aplicações industriais, especialmente no setor automotivo.

A Boston Dynamics, líder global em robótica, e o Google DeepMind, laboratório de IA da Alphabet, anunciaram nessa segunda-feira (05/01) uma nova parceria para o desenvolvimento de robôs humanoides.

A colaboração foi revelada em uma apresentação na CES 2026, que ocorre em Las Vegas. O acordo deve integrar os modelos de IA do Google ao novo robô Atlas, criando máquinas que possam pensar e interagir no mundo real.

A parceria também prevê o uso dos chamados modelos fundacionais da DeepMind, como a linha Gemini Robotics, para combiná-los à inteligência física dos robôs. A tecnologia do Google, segundo comunicado oficial, deve permitir que o Atlas perceba o ambiente, raciocine sobre problemas, utilize ferramentas e obedeça a comandos complexos de forma autônoma.

O acordo marca um reencontro entre as duas companhias. Até 2017, o Google foi proprietário da Boston Dynamics, à época parte da divisão Google X. No período, as empresas desenvolveram as primeiras versões do Atlas. A empresa foi vendida para a SoftBank e posteriormente para Hyundai.

IA para tarefas no mundo real

Segundo as empresas, a proposta é avançar no desenvolvimento de sistemas que integrem visão, linguagem e ação em robôs humanoides.

Equipes das duas companhias devem conduzir as pesquisas utilizando uma nova frota do Atlas, atualmente em sua versão totalmente elétrica. A Boston Dynamics afirma que o projeto mira aplicações industriais, com atenção inicial para o setor automotivo. Entretanto, a empresa não detalha casos de uso específicos nem prazos para comercialização.

O diretor de comportamento robótico do Atlas na Boston Dynamics, Alberto Rodriguez, afirmou que a empresa buscava um parceiro capaz de desenvolver modelos confiáveis e escaláveis para robôs complexos.

Já por parte do Google DeepMind, os modelos do Gemini Robotics são desenvolvidos para “trazer a IA para o mundo físico”, segundo a diretora sênior do setor, Carolina Parada. As empresas devem apresentar novas informações sobre os avanços do projeto ao longo do ano, conforme os testes com os robôs humanoides avancem.

Atlas recebeu nova versão

O Atlas original, apresentado em 2013, foi oficialmente aposentado em 2024. No mesmo período, a empresa revelou um novo Atlas, também humanoide, mas com arquitetura totalmente elétrica, substituindo o sistema hidráulico da geração anterior.

A nova versão tem maior amplitude de movimentos e foi projetada desde o início para aplicações comerciais. É justamente esse novo Atlas que servirá como base para os experimentos com os modelos de IA do Google DeepMind.

A parceria com o Google é voltada à pesquisa e desenvolvimento de IA em robótica e não altera a estrutura societária da empresa, que segue sob controle da Hyundai.

Boston Dynamics e Google retomam parceria para levar IA ao robô Atlas