Botão ‘Cutucar’ do Facebook ainda existe e recebeu melhorias

Tecnologia

O Facebook quer reviver o botão “Cutucar” na rede social — na verdade, o recurso nunca deixou de existir, mas caiu no esquecimento nos últimos anos. Para isso, a Meta anunciou novidades e formas mais fáceis de enviar o comando para amigos.

“As cutucadas nunca foram embora, mas estão voltando em grande forma”, diz a plataforma em post no Instagram. A primeira mudança é um atalho no perfil da pessoa para cutucá-la rapidamente: a opção fica localizada ao lado da foto de perfil e já garante a interação com poucos toques na tela.

Além disso, o Facebook separou uma página para ver todo o histórico de cutucadas, descobrir com quem você mais interagiu e até recusar pedidos de desconhecidos (facebook.com/pokes). As interações mais frequentes ainda podem ser sinalizadas com um emoji de chama, similar ao que acontece nas sequências de TikTok e Snapchat.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Recurso já tem mais de 20 anos

A opção de cutucar existe no Facebook desde o lançamento da plataforma, há 21 anos, e nunca teve um objetivo específico: é apenas uma forma de interagir com alguém sem mandar uma mensagem ou curtir um post, por exemplo.

Ao enviar uma cutucada, a outra pessoa só recebe um aviso na rede e pode retribuir a ação. A simplicidade fez com que o recurso se transformasse num sucesso enquanto o Facebook ganhava mais usuários no começo da década de 2010.

Mesmo com recursos cada vez mais avançados na rede social, como publicar Stories e criar um avatar 3D, o botão nunca foi aposentado pela Meta e sempre serviu para relembrar a época mais simples da plataforma. 

Vale destacar que o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, mencionou planos de “retornar ao Facebook original” no começo do ano, pensando em facilitar as conexões entre amigos. A reformulação do botão “Cutucar” é uma possível medida nesse sentido.

Leia também:

VÍDEO: Por que VOCÊ deveria DEIXAR o seu CELULAR VIRADO com a tela pra baixo

Leia a matéria no Canaltech.