Brasil está entre os 3 países que mais usam ChatGPT, diz OpenAI

Tecnologia

O Brasil é o terceiro país que mais usa o ChatGPT por semana, de acordo com estudo publicado pela OpenAI nesta terça-feira (12), o primeiro voltado ao mercado nacional. Apenas Estados Unidos e Índia são mais ativos no assistente de IA. 

A criadora do ChatGPT revela que os brasileiros trocam cerca de 140 milhões de mensagens diariamente com a plataforma. Considerando os 2,5 bilhões de prompts recebidos por dia em todo o mundo, o número corresponde a quase 5% do total global.

O top 3 de estados com mais usuários é composto por São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina. Ao considerar o recorte de idade, 33% dos usuários têm entre 25 e 34 anos, seguidos por 27% com idade entre 18 e 24 anos — um sinal da popularidade entre os jovens.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Brasileiros estão entre os que mais usam ChatGPT (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Como os brasileiros usam o ChatGPT?

O estudo reforça que 15% a 20% de todas as mensagens enviadas no país envolvam melhoria de comunicação escrita e aprendizado. Além disso, programação é um tema recorrente — veja os assuntos principais:

  1. Redação e comunicação
  2. Aprendizado e capacitação
  3. Programação, ciência de dados e matemática.

Os dados mostram um apelo muito grande da plataforma para criar textos, como posts em redes sociais, e-mails e outros tipos de mensagem. Também reforçam o potencial do ChatGPT como um assistente para solucionar problemas, potencializado por modelos mais novos, como o GPT-5.

Brasil também revela talentos em IA

Ao considerar o mercado de trabalho, a OpenAI coloca o Brasil com o maior conjunto de talentos em IA da América Latina. O país é o segundo com mais desenvolvedores que usam a API da empresa em todo o mundo e fica entre os cinco melhores num ranking de de habilidades em IA.

Vale lembrar que o cenário de desenvolvedores brasileiros (com ou sem foco em IA generativa) também é grande em outras plataformas, como o GitHub.

Leia também:

VÍDEO: qual é a melhor IA?

Leia a matéria no Canaltech.